Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Especialista em finanças explica como identificar um negócio picareta

A cada dia novas formas para se aplicar o golpe surgem no mercado e por isso temos que ajustar o nosso

Hoje, para quem procura um emprego, abrir um novo negócio ou até mesmo realizar um novo investimento é preciso ter alguns cuidados para não entrar em um “negócio picareta”. Geralmente os golpes existentes no mercado brasileiro prometem benefícios "exclusivos" para os associados ou membros de uma comunidade, salários e facilidades fora do comum além de cobrar um pagamento inicial para que uma pessoa possa participar da seleção e altíssimos rendimentos para quem fizer parte de algum tipo de clube de investimentos ou algo do gênero.

Segundo Antonio De Julio, especialista em finanças do Moneyfit, essas situações fazem com que os "picaretas" prejudiquem o sucesso profissional e financeiro de uma pessoa e ele alerta que cada um de nós deve ter conhecimento e raciocínio crítico para evitar qualquer tipo de golpe. “Saber muito bem onde estamos colocando não só o nosso dinheiro, mas também o nosso tempo. Conhecer o ramo de negócios ou a empresa que está lhe oferecendo emprego, benefício ou serviço. Se o empregador ou empresa relutar em lhe oferecer um contrato, informações detalhadas ou abusar de termos técnicos para lhe confundir, fique atento(a). Pode ser um dos primeiros sinais de "picaretagem" no ar. Negócios que geralmente prometem que você vai ganhar muito dinheiro trabalhando pouco, com ganhos muito além do mercado tem a grande chance de ser golpes de picaretas que querem o nosso dinheiro”, explica Antonio De Julio.

Antonio De Julio explica que os golpes se multiplicam e a cada dia novas formas para se aplicar o golpe surgem no mercado e por isso temos que ajustar o nosso "picaretômetro" que se refere à nossa capacidade instintiva para não perder dinheiro, tempo e energia. “ O raciocínio crítico é uma ferramenta fundamental para navegar no mar de informações que temos hoje sem bater em algum rochedo dos picaretas e naufragar” alerta Antonio.

Segundo o especialista, os golpes que mais convencem as pessoas são os anúncios que costumam prometer flexibilidade de tempo, liberdade ou ganhos fáceis. Isso acontece através de um comunicado, carta ou e-mail onde mostram pessoas bem sucedidas em fotos com carrões, mansões ou em viagens em ilhas caribenhas.

“Para entrar nesse "clube exclusivo" ou você tem que desembolsar algum dinheiro para receber o "material de apoio" ou fazer algum aporte financeiro. Após o pagamento, geralmente você consegue algum ganho, assim mostra para seus amigos ou parentes e com isso ganha até recompensas, o famoso esquema da "pirâmide". A ganância e o pior, o sentimento "de estar fora da festa" é muito bem explorado pelos golpistas que querem o nosso dinheiro” explica Antonio.

Outros tipos de golpes que também são aplicados são os famosos, "golpes com empregos", que exploram pessoas, geralmente as desempregadas, prometendo um cargo alto em uma empresa X, mas antes o candidato terá que fazer algum exame ou treinamento e os valores têm que ser pagos pelo candidato e a partir disso, o golpe está consumado, alerta De Julio.

Abaixo seguem algumas dicas de Antonio De Julio, especialista em desenvolvimento pessoal e financeiro da empresa Moneyfi sobre como desenvolver habilidades (criticas e lógicas) que podem nos ajudar a ficar longe das roubadas.

1) Podemos fazer algumas perguntas do tipo "o que essa pessoa está REALMENTE tentando me oferecer"?

2) Procurar onde mais é possível pegar informações sobre a empresa e/ou fundo de investimento. Será que essa pessoa tem as certificações necessárias para oferecer tal tipo de serviço?

3) Se tiver dúvidas, JAMAIS feche o negócio na hora, por mais que o vendedor diga "só tenho mais uma vaga", "preciso dar a resposta aos meus superiores ainda hoje", "preciso de um adiantamento para abrir sua ficha", "comece hoje mesmo, o dia está perfeito para aplicar" e coisas do gênero.

4) Lembre-se da frase "não existe almoço de graça".

5) Ganância + Falta de conhecimento + Golpista costumam resultar em dor de cabeça.

 


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).