Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

A importância da Gestão de Clientes e o futuro das empresas!

Infelizmente muitos empreendedores deixam a gestão de clientes de lado

A gestão de clientes vem de longo tempo e é um conceito muito antigo que faz parte da prática de pequenos, mas bons comerciantes há muito tempo:conhecer o perfil do cliente e esforçar-se para agradá-lo.

 

Infelizmente muitos empreendedores deixam a gestão de clientes de lado, grande parte da culpa disto vem das siglas e termos em inglês de algumas empresas que exigem muita tecnologia e estrutura para iniciar uma gestão de clientes, o que acaba por afastar pequenas e médias empresas deste conceito.

Afirmo que isto não é a condição para iniciar uma gestão de clientes como muitas empresas imaginam.

 

A tecnologia hoje disponível com a informática permite que a gestão seja feita de forma rápida e automática, porém, muito antes de investimento em sistemas e estrutura a empresa deve iniciar um conjunto de processos para desenvolver uma cultura focada no cliente, não importa o tamanho ou setor a que participe.

 

As pequenas e médias empresas devem utilizar a Gestão de clientes como diferencial competitivo em busca de encantar o cliente, antecipando suas necessidades e adivinhando seus desejos.

 

Algum tempo atrás o marketing de massa gerava a condição de vender ou "empurrar produtos" aos clientes, isto era muito comum, até o mercado ser inundado por inúmeras empresas oferecendo a mesma coisa. Hoje a maioria das empresas tem conhecimento que os clientes estão mais críticos e seletivos, não bastasse isto, hoje contamos com redes sociais, Orkut, twitter, facebook, linkedin e afetam ainda mais o consumo e as empresas gerando comentários, críticas ou elogios em instantes.

Para entendermos como a gestão de clientes funciona devemos começar com a compreensão do perfil do cliente: Quem é o cliente? Quais as necessidades dele? O que ele espera do nosso produto?

Uma das metodologias mais aceitas e utilizadas é a metodologia da consultoria americana Pepper&Rogers que propõe 4 diferentes etapas: Identificar (I), diferenciar (D), interagir (I) e personalizar (P), também conhecida como metodologia IDIP.

A primeira etapa desta metodologia e o principal processo na gestão do cliente é identificar que tipo de cliente a empresa possui e o que ele necessita. Através da gestão de clientes é possível fidelizar e manter os clientes mais rentáveis, bem como conquistar novos clientes.

 

O presente e futuro das empresas passa pela Gestão de Clientes, aqueles que estiverem mais preparados devem aproveitar melhor as oportunidades e conseguir mais clientes.

O mercado muda a todo instante, você faz as mesmas coisas sempre e espera o mesmo resultado?

 

É hora de mudar e garantir o futuro da sua empresa!

 


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).