Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

O BC poderá elevar os juros para menos que 12% ao ano

Para o economista-chefe da LCA Consultores, Bráulio Borges, a desaceleração da inflação abre espaço para alta menor da taxa de básica de juros (Selic).

Fonte: Estadão
Tags: juros

Para o economista-chefe da LCA Consultores, Bráulio Borges, a desaceleração da inflação abre espaço para alta menor da taxa de básica de juros (Selic).

O que chamou a atenção nos dados do IPCA zerado de junho?

O mais interessante é que não foi devido a um ou outro produto. A desaceleração da inflação cheia do IPCA foi acompanhada por uma desaceleração importante também das medidas de núcleo. A média simples, que estava em 0,59 ponto porcentual em maio, caiu para 0,35. Ou seja, houve uma desaceleração relativamente generalizada entre vários produtos.

Por que isso é importante?

Sinaliza uma tendência de convergência ao centro da meta de inflação de 4,5% mais rápido que muitos analistas imaginavam, o que tem implicações do ponto de vista de política monetária. Alguns analistas que projetavam um IPCA de 6% no ano, começaram a revisar suas projeções para 5,4%, 5,5% ,

Qual é a implicação na política monetária?

Em seu último relatório de inflação, o Banco Central mostrava que, com a Selic subindo para 12% ao ano, a inflação saia de 5,3% este ano para 4,6% no próximo ano. Agora, se a inflação de 2010 fechar em 5%, por exemplo, será mais fácil chegar a 4,6% em 2011. Isso indica que o BC poderá elevar os juros para menos que 12%.

Qual a sua expectativa de alta na Selic?

A gente acha que duas altas de 0,75 ponto porcentual, com a Selic chegando a 11,75%, já é suficiente para levar a inflação para o centro da meta no ano que vem.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).