Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Pequenos negócios mantêm liderança na geração de empregos

Micro e pequenas empresas garantem 67,1% do total de 305,1 mil empregos gerados no país em abril deste ano, conforme análise feita pelo Sebrae

As micro e pequenas mantêm a dianteira na criação de empregos no País. Dos 305,1 mil empregos com carteira assinada registrados em abril, 67,1% foram gerados pelo segmento. Os números, apresentados nesta terça-feira (18), são da Unidade de Gestão Estratégica (UGE) do Sebrae com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Os dados também apontam que as microempresas com até quatro trabalhadores continuam liderando a geração de empregos, sendo responsáveis por 44,8% do total. Já aquelas que empregam de cinco a 19 trabalhadores responderam por 7,6% no período. Por sua vez, as pequenas empresas que mantêm de 20 a 99 empregados contribuíram com 14,7% do total.

Nas microempresas com até quatro trabalhadores a maioria dos empregos foi gerada no setor de serviços, seguido do comércio. Naquelas que têm entre cinco a 19 empregados o melhor desempenho foi dos setores de serviços e na indústria de transformação, mas houve perdas no comércio. As empresas com 20 até 99 trabalhadores geraram mais empregos nos setores de serviço e na indústria de transformação.

“É importante ressaltar que a participação das micro e pequenas empresas no saldo total de empregos em abril reverteu uma tendência de queda verificada nos meses de fevereiro e março”, destaca o analista de gestão estratégica do Sebrae, Leonardo Mattar.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).