Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Crédito a empresas se normaliza apenas no fim do ano

Segundo a Serasa, ritmo de crescimento das intenções ainda é tímido

A normalização do crédito a empresas deve demorar alguns meses ainda, apenas no fim de 2010. Conforme pesquisa divulgada nesta quinta-feira (08) pela Serasa Experian, o indicador de perspectiva de crédito ficou em 97,5 em fevereiro, apresentando uma pequena elevação de 0,02% na comparação com janeiro.

 

Foi o quarto mês consecutivo que o indicador registrou variação mensal quase nula após oito meses seguidos de crescimento positivo.

“Tal configuração sinaliza que o ritmo de concessões reais de crédito às empresas, efetuadas com recursos livres pelo sistema financeiro, vem exibindo uma recuperação muito gradual devendo, ainda pelos próximos meses, situar-se abaixo da sua tendência histórica de longo prazo”, comentaram analistas da instituição.

Conforme a Serasa, a retração do crédito bancário às empresas, com recursos livres, ao longo do ano de 2009, o crescimento da participação dos bancos públicos no mercado e a recuperação dos investimentos produtivos a partir do segundo semestre de 2009 contribuíram para o avanço das operações de crédito, com recursos direcionados, às pessoas jurídicas, em detrimento das operações com recursos livres.

 


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).