Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Projeção do mercado para a inflação sobe para 5,18%

Menos de 5% dos participantes apresentaram a perspectiva de que a inflação termine o ano exatamente no centro da meta.

Fonte: Estadão
Tags: inflação

A projeção do mercado financeiro para a inflação deste ano subiu mais um degrau. Segundo pesquisa Focus divulgada ontem pelo Banco Central (BC), passou de 5,16% para 5,18%, muito próximo do porcentual apresentado pelo Relatório Trimestral de Inflação na semana passada, de 5,2%.

 

Como a principal tarefa do BC é a de controlar a inflação, o movimento, ainda que pequeno, foi lido por profissionais de instituições financeiras como mais uma indicação de que a taxa básica de juros vai subir na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), dia 27 e 28. Hoje, a Selic está em 8,75% ao ano.

Mais do que a continuidade da escalada de alta das estimativas dos analistas para o índice oficial (IPCA), que já dura 11 semanas, o que chama a atenção é a divisão clara entre os profissionais sobre a taxa de inflação esperada para o fim do ano.

Cerca de 25% dos participantes da pesquisa acreditam que a inflação ficará em 5,1% este ano - acima do centro da meta perseguida pelo BC, de 4,5%. Para cerca de 20% da amostragem, o IPCA encerrará 2010 ainda mais elevado, em 5,5%.

Menos de 5% dos participantes apresentaram a perspectiva de que a inflação termine o ano exatamente no centro da meta.

 


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).