Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Inadimplência com cheques é a menor em treze meses, diz Serasa

Os motivos desta melhora contínua seriam os juros mais baixos, geração de empregos formais e a recuperação da renda influenciaram queda, na avaliação dos especialistas do Serasa.

Mesmo com o bom desempenho das vendas no Dia das Crianças, a inadimplência com cheques não interrompeu sua trajetória de queda no Brasil e ficou em 1,92% em outubro, menor patamar em 13 meses, segundo o indicador do Serasa Experian de Cheques Sem Fundos divulgado nesta quarta-feira. Os motivos desta melhora contínua seriam os juros mais baixos, geração de empregos formais e a recuperação da renda influenciaram queda, na avaliação dos especialistas do Serasa.

Em relação a setembro, o número de cheques devolvidos caiu 1% em outubro, a terceira queda consecutiva, de acordo com o estudo do instituto. Contra outubro de 2008, a inadimplência com cheques recuou 4,5%. Foi a primeira vez em 2009 em que houve recuo do indicador frente igual mês de 2008.

Entretanto, no acumulado de janeiro a outubro, a inadimplência com cheques ainda está em 2,19%, de acordo com o estudo do Serasa. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o número de devoluções de cheques cresceu 11,7%, sinal de que a inadimplência elevada, verificada no primeiro semestre, ainda afeta o resultado acumulado no ano, segundo analistas do instituto.

Os técnicos do Serasa também destacam que em outubro de 2008, o país entrava na crise financeira global e estava diante de uma situação inédita, com redução da liquidez, queda do consumo, da produção e do emprego e aumento da inadimplência.

Para os últimos dois meses do ano, a perspectiva dos analistas da Serasa Experian é de que a inadimplência com cheques continue em queda, por conta do 13º salário.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).