Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Boas maneiras para o mundo moderno

Celulares, notebooks, MP3 players, redes sociais. Veja como utilizar todas essas ferramentas dos novos tempos sem passar por qualquer saia justa

“Por favor, desligue o celular.” O aviso, comum em entradas de cinemas, teatros, bibliotecas e auditórios, não é em vão. Afinal, não existe nada mais incômodo do que ter a atenção dispersada por uma conversa alheia de alguém que insiste em usar o telefone móvel em ocasiões pouco oportunas. No entanto, numa época em que se depende cada vez de gadgets e de novas ferramentas de comunicação no cotidiano (seja para trabalho ou lazer), o celular não é o único vilão dos bons modos. Ao lado do popular aparelho, as redes sociais, os mensageiros instantâneos, os e-mails e tantas outras novidades, como notebooks e até os populares tocadores de MP3, têm causado desconforto e mal-estar em muita gente.

Apesar de não haver um manual específico de etiqueta para o mundo moderno, que fale sobre quais os usos mais adequados para esses itens, cada vez mais as pessoas se conscientizam de que há situações em que eles devem ser usados com bons modos para não gerar alguma situação embaraçosa. De acordo com uma pesquisa realizada pela Harris Interactive, a pedido da Intel, a maioria dos adultos dos Estados Unidos com acesso à web afirma que existem, sim, regras não oficiais sobre o uso da tecnologia. Sete em cada 10 pessoas ouvidas pelo instituto, por exemplo, concordam que as violações dessas regras de etiqueta dos novos tempos, como checar e-mails, enviar mensagens de texto e fazer chamadas na companhia de outros, são inaceitáveis.

O corretor de imóveis Nélio de Souza Inácio, 31 anos, sempre leva consigo quatro celulares, mas afirma que faz questão de desligá-los sempre que necessário. “Sempre que acontece com outras pessoas (de tocar o telefone no meio de algo importante), eu acho falta de educação”, conta.

A também corretora Natiele Portilho, 23 anos, lembra que já passou por situações incômodas por conta dessas ferramentas do mundo atual. “Certa vez, entrei em uma reunião com 600 pessoas e o celular começou a tocar. Todo mundo parou e ficou me olhando. Pensei que tivesse colocado no silencioso, mas descobri, da pior maneira, que não”, lembra. Ela acredita que a necessidade de estar constantemente conectado é uma das causadoras desse tipo de embaraço. “A vida atual exige isso das pessoas. Tenho que ser encontrada aonde eu for”, defende-se.

Adaptação

Não é só Natiele que pensa assim. A mesma pesquisa descobriu que 63% dos entrevistados concordam que dispositivos móveis como notebooks, netbooks e celulares fazem parte do dia a dia e que a sociedade precisa se adaptar ao fato de que as pessoas os utilizam o tempo todo. “As regras sociais para as novas tecnologias continuam sendo criadas para todas as culturas e locais de todo o mundo, e a etiqueta continuará a mudar e a se adaptar a isso com o passar do tempo”, declarou Genevieve Bell, etnógrafa e diretora do Grupo de Experiência do Usuário da Intel.

No entanto, é importante saber quando se ultrapassa a barreira que separa a necessidade do exagero. “A invasão de privacidade é um dos maiores problemas do mundo eletrônico. Hoje, podemos incomodar quem quer que seja a qualquer hora do dia ou da noite, via e-mail ou celular”, alerta José Luiz Cunha, diretor da OZ! Organize sua Vida, uma empresa que realiza cursos sobre organização pessoal e tecnologia e dá dicas sobre etiqueta.

Ele lembra que o deficit de atenção causado pelo uso desenfreado de tecnologias é outra falta de respeito só existente no mundo moderno. “Usar a internet, enviar torpedos, jogar games e até mesmo conversar ao telefone enquanto está no papel de espectador ou ouvinte de outra pessoa é um horror”, conta. Para Cunha, além de não fazer feio entre os amigos, as pessoas devem ficar atentas para não se prejudicarem no trabalho. “No ambiente profissional, esse tipo de gafe não só é percebida como prejudica muito a imagem de quem comete esse tipo de indelicadeza”, salienta.

Para a consultora e autora do livro Negócios, negócios, etiqueta faz parte, Cláudia Matarazzo, as pessoas têm que aprender a identificar os momentos propícios para o uso desses aparelhos. “O problema é que eles acabam gerando uma ansiedade que as pessoas não sabem controlar, o que gera um distúrbio de comportamento”, diz, lembrando que existem maneiras discretas de se avisar ao próximo que ele está sendo indelicado. “Por exemplo, se tiver uma reunião com um cliente, avise que você vai desligar o celular para não ser incomodado, já que aquele momento é importante”, sugere. “O fato de atender toda hora o celular dá a impressão que a pessoa é ansiosa e pouco organizada com o tempo, o que pode inviabilizar muitos negócios.”

Drops digitais

» BLOGOSFERA

Meu blog, meu trabalho

Tidos no início apenas como ferramentas de diversão, os blogs têm se tornado cada vez mais uma fonte de receita para quem leva essas páginas a sério. De acordo com um levantamento realizado pelo site Technorati, 17% de um total de 2,9 mil blogueiros que responderam à pesquisa afirmaram que têm o blog como fonte principal de renda. Outro caminho pelo qual conseguem remuneração são os convites para palestrarem sobre os temas que blogam — é o caso de 24% dos entrevistados. Outra categoria que começa a se consolidar é a de blogueiros contratados por corporações, ou daqueles autônomos que conseguem algum tipo de remuneração com o blog — comercialização de publicidade, por exemplo.

» GADGET

HD externo de 640GB

Para a alegria daqueles que gostam de baixar conteúdo na internet e volta e meia se veem com o disco rígido abarrotado de músicas, fotos e filmes, a Western Digital acaba de trazer para o mercado o Scorpio Blue, o disco rígido para notebook com maior capacidade disponível por aqui. Ao total, são 640GB (dois discos de 320GB). De acordo com o fabricante, o modelo, que consome 30% menos energia quando comparado com a geração anterior, integra tecnologias que calculam as velocidades de busca de arquivos ideais para reduzir o consumo de energia, o ruído e a vibração. O Scorpio Blue tem o preço sugerido de R$ 479.

» SHOW ONLINE

U2 movimenta YouTube

O primeiro show transmitido ao vivo pelo YouTube foi um sucesso. No último domingo, 1,3 milhões de fãs da banda acompanharam em tempo real a performance do quarteto irlandês no estádio Rose Bowl, em Pasadena, nos Estados Unidos. A apresentação foi transmitida para países como Brasil, Austrália, Canadá, Reino Unido, Espanha, Estados Unidos, França, Irlanda e Itália, entre outros, e contou com alta qualidade de som e imagem. De acordo com o agente do U2, Paul McGuinness, a banda irlandesa pretendia há algum tempo realizar algo desse tipo.

Fique de olho

REDES SOCIAIS

  • No Twitter, não converse com seus amigos por meio de twitts públicos, onde toda a lista vê a conversa
  • Nunca um post no Orkut deve substituir um telefonema de felicitações a um amigo aniversariante
  • Poste apenas fotos não comprometedoras. Uma vez na internet, as coisas podem ganhar grandes dimensões

    MENSAGENS INSTANTÂNEAS

  • Quando o status de um contato estiver ocupado, simplesmente não o incomode
  • Não exagere nos emoticons. Muitas vezes é confuso ler uma mensagem com carinhas pulando na tela do PC
  • Na foto do perfil, prefira utilizar uma imagem de si mesmo e que não venha a constranger quem está do outro lado

    E-MAILS

  • Não escreva e-mails com letras maiúsculas. Na internet, fontes em caixa alta significam que a pessoa está gritando
  • Só encaminhe correntes de e-mail para quem você conhece e sabe que não se importa com esse tipo de mensagem
  • Evite mandar ou receber mensagens pessoais em e-mail do trabalho

    CELULARES

  • Ninguém precisa ouvir sua conversa no telefone. Se você estiver num ambiente fechado e precisar atender, peça licença e saia do recinto
  • Escolha o toque ideal para o seu celular, levando em consideração que ele pode soar nas mais diversas situações
  • Use o fone bluetooth apenas em situações específicas. É estranho ver pessoas falando e gesticulando sozinhas no meio da rua
  • Celulares captam e transmitem a voz da mesma forma que em um telefone comum. Não há necessidade de gritar

    BLOGS

  • Quando for deixar uma comentário num blog, se identifique
  • Se você tem um blog e num post deu o link para a página de uma outra pessoa, não cobre uma ação recíproca. Isso deve ser natural e não algo forçado

    NOTEBOOKS

  • Durante o almoço ou jantar, evite levar o notebook para a mesa
  • Se você pretende ligar o notebook durante um voo ou num restaurante, use fones de ouvido

    MP3 PLAYERS

  • Se você gosta de ouvir o MP3 player quando está no trabalho, evite usá-lo com volume alto

    » SOFTWARE LIVRE

    Novo Ubuntu chega amanhã

    A versão 9.10 do Ubuntu, sistema operacional baseado em Linux, vai estar disponível para download a partir de amanhã no site www.ubuntu.com. As principais novidades chegam com o propósito de tornar a plataforma mais amigável entre as opções livres disponíveis e oferece boot e login mais rápidos, estrutura de áudio renovada e melhor conectividade de banda larga 3G. A versão para desktop amplia a integração com a plataforma de serviços Ubuntu One, que sincroniza arquivos do computador para realizar backups utilizando a tecnologia cloud computing. Esse serviço é gratuito até o limite de 2GB de dados e se integra diretamente ao sistema operacional. Uma conta com limite de 50GB custa US$ 10 ao mês.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).