Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Excesso de otimismo preocupa

Para Mantega, o real pode ser excessivamente valorizado porque

Fonte: Estadão
Tags: economia

Renato Andrade

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, reforçou ontem a preocupação que tomou conta de parte do governo por causa do "excesso de otimismo" do mercado financeiro em relação ao potencial de crescimento da economia no próximo ano. Mantega foi categórico ao dizer que o Brasil não vai crescer mais de 5% em 2010, como alguns analistas já projetam, e ressaltou que otimismo demais "às vezes preocupa". 

O ministro destacou, por exemplo, o bom conceito que o Brasil adquiriu de outros países. "É tão alto o nosso conceito que preocupa. O povo está louco para vir para cá fazer investimentos", afirmou. 

O ministro buscou demonstrar, durante a sua apresentação no balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que a economia brasileira segue em ritmo prudente de recuperação, depois de ter sofrido uma retração entre o fim do ano passado e o primeiro trimestre deste ano. 

Pelas projeções apresentadas, o País deve ter fechado o terceiro trimestre com um crescimento de 2% a 2,2% em relação aos três meses anteriores, o que levaria a economia a encerrar o ano de 2009 com uma expansão de 1%. 

Para 2010, Mantega prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) - o conjunto de riquezas produzidas pelo País - crescerá entre 4,5% e 5%, sem trazer impactos sobre os preços de produtos e serviços no mercado doméstico, garantido a manutenção dos índices de inflação dentro da meta perseguida pelo Banco Central (BC). 

Mantega voltou a defender a política fiscal adotada por sua equipe, mas evitou entrar em embate direto com o BC, que no último Relatório de Inflação argumentou que a elevação dos gastos públicos poderia provocar aumento de preços. Se a inflação subir, o Comitê de Política Monetária (Copom) seria forçado a elevar a taxa básica de juros, a Selic, que atualmente está em 8,75%. 

No entender do ministro, o próprio mercado, ao estimar um crescimento acima de 5% para o Brasil em 2010, estaria alimentando as projeções de retomada do ciclo de aperto dos juros. "Não acho que vamos ter crescimento acima de 5%, não se justifica essa expectativa que está gerando uma elevação indevida da taxa de juros futura", criticou. "Tem gente interessada em elevar a taxa de juro; precisamos tomar cuidado com isso", acrescentou. 

Para o ministro, a economia brasileira está "preparada" para crescer até 5% sem gerar pressões inflacionárias. "Portanto, não vejo necessidade de elevação da taxa de juro", sentenciou. 

Depois do secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, ter admitido, na quarta-feira, que a atual escalada de valorização do real ante o dólar é uma preocupação para o governo, Mantega reconheceu que existe "alguma pressão" sobre o mercado de câmbio doméstico, mas não caracterizou os ganhos da moeda brasileira como resultado de um "movimento excessivo" de entrada de recursos externos. 

Para o ministro, a valorização do real está relacionada com a série de lançamentos de ações na bolsa de valores brasileira, como a feita pelo Banco Santander esta semana, que tem trazido investidores estrangeiros a colocar seu dinheiro no mercado local.

Ainda assim, Mantega ponderou que o movimento é positivo e reflete a força com que o Brasil saiu da crise financeira. "A entrada na bolsa é positiva porque disponibiliza recursos e capital para as empresas investirem", disse. "Isso traz alguma pressão, mas estamos agressivamente comprando reservas e estamos atentos se houver excessos", ponderou.

O BC vem comprando diariamente dólares no mercado financeiro, o que tem contribuído para diminuir a velocidade de desvalorização da moeda americana e engordado as reservas internacionais do País, que já ultrapassam a marca de US$ 225 bilhões.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).