Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Interligação pode reduzir valor da conta de luz

O cálculo foi elaborado pela Cier (Comissão de Integração Energética Regional)

Os consumidores sul-americanos de energia elétrica poderiam ter uma economia de US$ 1 bilhão em suas contas de luz se todos os projetos de interconexão entre os países da região estivessem prontos. O cálculo foi elaborado pela Cier (Comissão de Integração Energética Regional), instituição multinacional formada por 230 empresas do setor de energia com operações nos dez países sul-americanos.

A razão para esse ganho é simples. A interligação dos sistemas elétricos de vários países permitiria maior aproveitamento dos reservatórios das hidrelétricas do continente, com a possibilidade de transferir energia de uma região com grande volume de água nos reservatórios para outra com baixo volume armazenado.

Dessa forma, no período em que uma região recuperasse o nível dos reservatórios, receberia eletricidade de onde houvesse energia em abundância. Isso reduziria o volume de água liberado nas barragens sem geração de energia.

O trabalho também avaliou que a conclusão de todas as linhas de transmissão entre os países sul-americanos evitaria a necessidade de investimentos de R$ 9,6 bilhões em novas usinas, devido à possibilidade de transferência de energia. Esse mesmo sistema já opera hoje no Brasil. É por isso que o país quer construir linhas de transmissão para se ligar ao Peru e reforçar conexões com Uruguai, Argentina e Venezuela.

Esses dados serão apresentados na Interconexões 2009, encontro patrocinado pela Cier, no Rio de Janeiro. O evento acontecerá entre os dias 14 e 16 deste mês. Um diagnóstico sobre todos os projetos de conexão em andamento no continente sul-americano será apresentado no evento.

A região tem hoje 13 pequenas linhas de conexão entre países do continente, das quais 11 estão em operação, e 2, em projeto. Existem ainda outras 23 linhas de transmissão de alta tensão no subcontinente, das quais 19 operam. Há quatro projetos em estudo.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).