Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Juro para o consumidor cai pelo 9º mês seguido

Agosto foi o nono mês consecutivo de redução do juro ao consumidor.

Fonte: Estadão
Tags: juros

Fernando Nakagawa e Fabio Graner

Agosto foi o nono mês consecutivo de redução do juro ao consumidor. Dados divulgados ontem pelo Banco Central mostram que a taxa média cobrada pelos bancos nos empréstimos a pessoas físicas recuou de 44,9% ao ano, em julho, para 44,1% no mês passado. 

A redução em agosto foi concentrada em linhas tradicionais, como o cheque especial, na qual o juro caiu expressivos 6,3 pontos porcentuais. Em igual trajetória, as taxas do crédito pessoal e do financiamento de veículos também caíram e estão, agora, no nível mais baixo da série estatística do BC, iniciada em junho em 2000. 

No cheque especial, por exemplo, o juro recuou de 167,3% ao ano, em julho, para 161% em agosto. A situação é ainda mais favorável no crédito pessoal, que cedeu de 44,8% para 44,3%, e no financiamento de veículos, que caiu de 26,9% para 26,2%. 

As condições de empréstimo às pessoas físicas estão cada vez mais favoráveis, segundo o BC, porque a recuperação do mercado de trabalho e da liquidez no sistema financeiro permitem que bancos reduzam as margens de ganho que obtêm nas operações de crédito - o chamado spread bancário, que é a diferença entre o custo de captação e a taxa de juros cobrada pelo banco. 

No cheque especial, por exemplo, a redução de 6,3 pontos na taxa de juro é reflexo da redução de 6,1 pontos porcentuais do spread. No crédito pessoal, o juro cedeu 0,5 ponto porque a margem do banco diminuiu 0,7 ponto.

O chefe do Departamento Econômico do BC, Altamir Lopes, comentou que a queda do spread é reflexo da melhora da inadimplência dos clientes. Ao contrário do que ocorre nos financiamentos empresariais, a inadimplência das pessoas físicas caiu pelo segundo mês seguido, de 8,5%, em julho, para 8,4% em agosto.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).