Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Cerca de um terço dos brasileiros tira menos de uma semana de férias

Pesquisa realizada pela Catho Online revelou que 33,7% dos 16.207 profissionais brasileiros consultados conseguiram menos de uma semana de férias no último ano.

Fonte: InfoMoney

Flávia Furlan Nunes

Pesquisa realizada pela Catho Online revelou que 33,7% dos 16.207 profissionais brasileiros consultados conseguiram menos de uma semana de férias no último ano.

A pesquisa "A contratação, Demissão e Carreira dos Executivos Brasileiros", realizada entre os meses de março e abril deste ano, ainda detectou que 19,7% dos profissionais conseguiram o equivalente a 15 dias de férias e apenas 15,6% tiveram um mês de descanso.

A pesquisa considerou profissionais com contrato em CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), prestadores de serviços, autônomos, informais, estagiários e diretores estatuários. Além disso, existem casos de profissionais que não estão há um ano na empresa e, por isso, ainda não têm direito a férias.

O tempo em que podem se ausentar da empresa para realizar uma viagem também tem sido curto: em geral, 40,6% dos profissionais conseguiram menos de uma semana nos últimos 12 meses, enquanto 28% tiveram sete dias e 6,9%, um mês.

Legislação x prática

A legislação brasileira permite ao trabalhador tirar 30 dias consecutivos de férias, mas isso acaba não acontecendo na prática.

Tirar esse período longo de férias é positivo para a pessoa relaxar, já que muitas vezes ela só consegue fazer isso depois de alguns dias de férias. Ao contrário do que muitos pensam, segundo a consultora do IDORT-SP, Tânia Zarpelão, não existem muitos riscos no fato de a pessoa se ausentar por tempo longo no trabalho, como ser esquecida pela empresa. "Não vejo risco, se a pessoa faz um trabalho de qualidade, administra seu tempo e deixa tudo organizado antes de sair".

Antes, durante, depois!

Confira as orientações da consultora para quem quer tirar férias:

  • Deixe tudo organizado antes de sair de férias, ou então não conseguirá descansar;

     

  • Encaminhe suas tarefas a outros profissionais e não esconda informações, ou então será importunado durante o recesso;

     

  • Não é regra, mas, caso se sinta muito inseguro em relação ao seu emprego, é indicado ligar por volta do 15º dia, para ver como andam as coisas no escritório, se for fechamento de algum relatório, por exemplo;

     

  • Período de férias é de descanso, mas é indicado deixar um contato fácil, como um e-mail ou telefone pessoal;

     

  • Quando voltar, primeiro procure se atualizar sobre o que está acontecendo para depois começar a colocar a mão na massa.

Feriados

Em relação aos feriados, a pesquisa detectou que as emendas são mais comuns em empresas multinacionais, principalmente quando ocorrem nas terças e quintas-feiras.

Entre as áreas que menos emendam feriados, estão as de vendas (25%) e operações (28,4%).


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).