Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

BB quer tornar Nossa Caixa mais ágil; banco lança nova linha para empresa

Depois de adquirir a Nossa Caixa no início do ano, o Banco do Brasil quer acelerar os negócios do banco estadual e alavancar seus ativos, de modo que a integração da instituição ocorra ao mesmo tempo em que o banco aproveita a força da marca no Est

Vanessa Dezem

Depois de adquirir a Nossa Caixa no início do ano, o Banco do Brasil quer acelerar os negócios do banco estadual e alavancar seus ativos, de modo que a integração da instituição ocorra ao mesmo tempo em que o banco aproveita a força da marca no Estado de São Paulo.

"Demian Fiocca tem o desafio de manter a Nossa Caixa em pé (durante o processo de integração)", afirmou Aldemir Bendine, presidente do BB, em cerimônia recheada de políticos e empresários em São Paulo.

No evento, o novo presidente da Nossa Caixa, Demian Fiocca - indicado pelo acionista controlador em meados de junho - falou como representante da instituição pela primeira vez. Em seu discurso, evidenciou que, apesar dos planos do BB de que a marca Nossa Caixa desapareça no próximo ano, o banco quer investir de modo a agregar mais valor aos ativos recém-adquiridos.

A estratégia do BB é tornar a Nossa Caixa cada vez mais operacional, eliminando a possibilidade de perdas da marca e do seu valor na transição. "Normalmente, em processos de fusões e aquisições, se você ficar extremamente centrado na incorporação, há grandes perdas no ativo adquirido", afirmou Bendine.

Fiocca ganha, portanto, a missão de, ao mesmo tempo em que faz a transição, aumentar a quantidade de operações da Nossa Caixa, ampliar o volume de crédito e reduzir as taxas de juros dos empréstimos. "É parte desta estratégia que estamos anunciando hoje [ontem], com a nova linha Giro Nossa Caixa Flex", destacou o executivo.

A Nossa Caixa esclareceu que pretende destinar R$ 1,5 bilhão para esta linha de crédito, voltada para as micro, pequenas e médias empresas, e não R$ 1 bilhão, como havia dito nesta manhã.

Segundo ambos executivos anunciaram ontem, a linha, que tem juros mais baixos e prazos mais longos, é direcionada a atender às necessidades de capital de giro deste segmento empresarial, com taxas que variam de 1,55% a 1,80% ao mês, dependendo do prazo de pagamento.

Para a quitação até 12 meses, o juro fica em 1,55% ao mês - sendo que antes, chegava a 4,3% ao mês - enquanto para quitação em até 24 meses, a taxa será de 1,70% ao mês - menor do que os 4,70% ao mês anteriormente oferecidos. Há ainda um novo prazo para estes empréstimos, que vai até 36 meses, com taxa de juro de 1,80% mensais. Além disso, a carência para o início do pagamento dos empréstimos será de até 180 dias para as micro, pequenas e médias empresas, dado que a prática comum do mercado é a amortização logo em seguida da captação.

"Com esta nova linha, entramos em um segmento em que a Nossa Caixa não era forte. Pretendemos com isso passar de 30 mil clientes (pessoa jurídica) atualmente atendidos pelos créditos do banco para 60 mil clientes em 12 meses", projetou o Fiocca

Segundo ele, a iniciativa é válida tanto do ponto de vista de ciclo econômico, quanto do ponto de vista dos negócios da empresa. "A iniciativa é vantajosa e estamos fazendo tudo com segurança. A nova linha vai dar um oxigênio das empresas que sofreram com a crise e, do ponto de vista do momento também é favorável, pois os empréstimos que começarem a ser tomados agora serão pagos depois das vendas de final de ano", enfatizou o executivo, explicando que um dos fatores de segurança do momento do lançamento da linha, é justamente o fato de que haverá um retorno retorno do caixa ao longo da cadeia produtiva no fim do ano, antes que as empresas tenham que terminar de pagar seus empréstimos.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).