Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Ata do Copom: comitê vê menor pressão inflacionária e flerta com Selic menor

O Copom por unanimidade, optou por um corte de 150 pontos-base na taxa Selic, para 11,25% ao ano.

Fonte: InfoMoney

Rafael de Souza Ribeiro

 

O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) divulgou nesta quinta-feira (19) a ata de sua reunião realizada nos dias 10 e 11 deste mês de março, quando, por unanimidade, optou por um corte de 150 pontos-base na taxa Selic, para 11,25% ao ano.

A postura da autoridade refletiu o consenso quanto às maiores incertezas em relação ao ambiente financeiro e às perspectivas para a inflação, como demonstra o documento publicado.

Inflação menor

Com base no IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), medida oficial de inflação do Banco Central, o comitê destacou que houve uma diminuição da expectativa para a variação do índice em 2009, que passou de 4,80% para 4,57%.

Para 2010, as estimativas de inflação mantiveram-se em 4,50%, mesmo patamar observado na reunião de janeiro. Já no cenário de mercado, houve ligeira elevação e se encontra em torno do valor central.

"O Copom avalia que a probabilidade de que pressões inflacionárias inicialmente localizadas venham a apresentar riscos para a trajetória da inflação segue diminuindo", revela a ata, o que pode sugerir novos cortes do juro básico à frente.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).