Você está em:
Postado há . Atualizado há

Empresas fecham contratos por WhatsApp Business

Recursos do aplicativo podem agilizar prospecção e manter clientes satisfeitos

Fonte: O Autor

Com 1,3 bilhão de usuários em todo o mundo, o WhatsApp deixou de ser apenas um aplicativo para troca de mensagem informais. Desde janeiro, a empresa de Mark Zuckerberg disponibiliza o WhatsApp Business, aplicativo que favorece a comunicação com atuais ou potenciais novos clientes. Pesquisa do instituto Morning Consult mostra que cerca de 80% dos pequenos negócios fazem uso do app para negociar, conectar-se com clientes e até a fechar transações. De acordo com Reginaldo Stocco, cofundador e CEO da VHSYS, startup de gestão empresarial, a taxa de conversão dos atendimentos realizados na versão business da ferramenta chega a dobrar em comparativo com a conversão geral dos outros canais de venda.

"Nós começamos fazendo alguns testes de contato por meio do WhatsApp e percebemos que o retorno era mais significativo do que por telefone e e-mail, por exemplo, tanto em relação à prospecção de novos contratos quanto à manutenção dos nossos clientes. Com isso, passamos a gerar relatórios de hora em hora para entender o que o cliente necessitava, quais eram as dúvidas, os problemas e sobre o que ele mais se interessava", explica.

No caso da VHSYS, as informações mostraram quais itens os possíveis novos clientes buscam em um sistema de gestão empresarial. "A partir desse procedimento, fizemos uma investigação para entender o que o cliente deseja, qual é o seu ramo de atividade, se vai emitir nota fiscal ou não e esclarecer dúvidas referentes ao nosso sistema. Dessa forma, fazemos uma venda personalizada, assertiva e sem incômodo. O atendimento ao consumidor também melhorou, já que pudemos sanar as dúvidas e demandas de forma mais rápida, direta e sem precisar que o cliente fique grudado no telefone ou atualizando a caixa de mensagem", diz.

Para Antonio Lage, sócio da Valor Real Construções, construtora localizada em São José dos Pinhais, a utilização do WhatsApp Business para fechar negócios se deve aos próprios hábitos dos usuários. "O e-mail é usado há muitos anos, mas as mensagens se perdem entre tantas outras. Hoje em dia, tudo é feito pelo app, desde conversas entre colegas de empresa, negociações e agendamento de visitas. Era questão de tempo para que as empresas utilizassem a ferramenta como estratégia de negócios", opina.

O histórico da Valor Real indica que grande parte dos atendimentos são feitos por meio do WhatsApp Business. A estimativa é de que 50 contratos assinados foram fechados no semestre a partir do contato inicial pelo WhatsApp Business. “O primeiro ponto de contato com os nossos clientes é o aplicativo. São pessoas que trabalham entre oito e dez horas por dia, mas estão sempre conectadas. Como normalmente estão pesquisando por apartamentos e precisam agendar visitas nos finais de semana, o atendimento pelo app traz agilidade para os dois lados, torna o atendimento mais direto e pessoal, sendo usado desde simples trocas de informações até o fechamento do negócio”, explica Lage.

Segurança

Na versão business, as empresas precisam da autorização dos consumidores para entrar em contato com eles. O cliente pode bloquear o perfil da empresa quando não quiser mais conversar com ela e também há a exigência de que todos os cadastros corporativos tenham um número fixo de telefone para a verificação da existência da companhia, evitando a criação de perfis falsos. Um selo verde atesta a validação feita pelo WhatsApp.

Entre as possibilidades de configuração está a oportunidade de as empresas programarem uma resposta automática, como as de saudação, de ausência e apresentação, de exibirem um perfil que pode servir como um cartão de visitas, de acessarem métricas com dados sobre as mensagens lidas, enviadas e recebidas, entre outras funções.

Sobre a VHSYS

A VHSYS é uma startup paranaense que fornece um sistema online de gestão empresarial descomplicada para micro, pequenos e médios empresários. O sistema conta com módulos para emissão de nota fiscal, controle financeiro, vendas, estoque, além de ter desenvolvido uma loja de aplicativos exclusivos para o software, ampliando suas funcionalidades para o cliente final. A empresa foi criada e é dirigida por Reginaldo Stocco e Luan Stocco em 2011 e recebeu aporte em 2017. Com mais de 100 mil empresas que já utilizaram o sistema, a startup está localizada em São José dos Pinhas, região metropolitana de Curitiba. Em 2018, recebeu certificado da Great Place to Work como uma das melhores empresas para se trabalhar. Mais informações no site https://vhsys.com.br/

Sobre a Valor Real Construções

A Valor Real Construções, com sede em São José dos Pinhais e fundada em 2010, desenvolve projetos no mercado da construção civil. A empresa atua na construção de edifícios residenciais na Região Metropolitana de Curitiba, desenvolvendo soluções com ótimo padrão de qualidade e excelente relação custo x benefício. Mais informações no site www.vrconstrucoes.com.br ou pelo telefone (41) 3046.3102.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).