Você está em:
Postado há . Atualizado há

Inovação nos serviços de contabilidade: a revolução que está impactando todo o setor

O mundo dos negócios está em constante evolução.

O mundo dos negócios está em constante evolução. Talvez seja por isso que a palavra mudança é a que melhor define o momento atual. As mudanças são decorrentes das chamadas inovaçõesdisruptivas, as quais criam novos mercados e reestruturam os já existentes.

A transformação digital está revolucionando o negócio de muitas empresas já estabelecidas no mercado. E ao mesmo tempo surgem outras empresas que utilizam a tecnologia para criar novos negócios. Veja abaixo alguns exemplos.

Um exemplo muito conhecido é o do Uber. Conheça a sua história aqui. Este começou como um aplicativo para solicitar “táxi premium” em algumas áreas metropolitanas. Hoje, ele revolucionou a logística do transporte público em todo o mundo. No mundo dos negócios é assim: ou você evolui ou vira apenas mais um.

No início de julho do ano passado, o site da revista Exame mostrava que “A crise chega à elite da indústria automobilística”. A crise no setor automobilístico não é uma novidade, mas recentemente a General Motors, uma das maiores e mais tradicionais montadoras de carros do mundo, desistiu de vender carros. A empresa percebeu uma mudança no mercado dos automóveis e decidiu se reinventar para continuar competitiva no mercado.

Também na contabilidade, quem não se reinventa e implementa ferramentas adequadas à nova realidade nos seus escritórios acaba sendo ultrapassado por concorrentes digitais. Ao apostar na transformação digital na contabilidade, as vantagens são inúmeras: permite tirar partido de um conjunto de tecnologias para prestar um melhor serviço e experiência ao cliente, potenciando o envolvimento dos colaboradores, simplificando processos e gerando novas oportunidades de negócio.

Você precisa ter uma visão clara da real necessidade do mercado no qual você pretende inovar. Para isso, ajuste o seu mindset, mantenha-se proativo, corajoso e pense estrategicamente.

Pergunte a você mesmo. O meu modelo de negócio atual resistirá às inovações disruptivas fomentadas por um concorrente nascido na era digital?

Veja algumas formas de inovar nas quais você precisa estar atento:

1. Redes sociais como aliadas na inovação na contabilidade

A “Era Digital” criou possibilidades para novos modelos de negócio e novas profissões. As redes sociais e o uso massivo dos dispositivos móveis, por exemplo, são ferramentas da transformação digital e tendências globais. O contador 2.0 precisa se preparar em conjunto com o seu time para a aplicação estas novas realidades dentro do setor contábil.

Nas redes sociais você terá a oportunidade de divulgar a sua marca, manter uma interação com os seus clientes e potenciais clientes. O uso do Facebook e Linkedin, são aliados para a inovação na contabilidade. Se a sua empresa contábil voltar a atenção para compreender os problemas dos seus clientes (que são expostos nas redes), concebendo novas formas para resolvê-los, você vai estar em sintonia e proporcionando melhores experiências. As redes sociais para escritórios contábeis ajudam a “ouvir” a voz dos consumidores e possibilitam personalizar um contato diferente para cada cliente. Além disso fortalecem a estratégia de comunicação, com custo mais baixo e alto alcance.

2. A força da nuvem para os negócios

Nessa onda inovadora, o contador 2.0 pode usufruir também da cloud computing. A computação em nuvem, é uma tecnologia que possibilita o armazenamento de dados (documentos) em um servidor online, proporcionando o acesso aos mesmos em qualquer lugar que você esteja. Para tal você necessita apenas de uma simples conexão à internet.

Cada vez mais empresas brasileiras estão investindo em cloud: este ano o investimento deve chegar a US$ 4,5 bilhões, e em 2020 pode atingir os US$ 20 bilhões de dólares! Se a computação em nuvem já está presente na realidade de muitas empresas no Brasil e no mundo, a contabilidade não pode ficar de fora e também deve aproveitar os benefícios que ela traz.

A tecnologia cloud pode ter um papel determinante para aumentar a eficiência da sua empresa contábil, permitindo a troca de informação de forma rápida e a otimização de processos. A possibilidade de editar, adicionar e partilhar documentação acessível em qualquer local e hora permite aumentar a eficiência do negócio, já que os colaboradores podem resolver os problemas rapidamente e melhorar a qualidade do trabalho e apoio ao cliente.

Lembre-se, a computação em nuvem é uma ferramenta inovadora, viabilizando a consultoria contábil de baixo custo. O seu escritório deve se ajustar à transformação digital na contabilidade e adotar novas estratégias para continuar competitivo.

“Talvez uma das facetas mais interessantes do nascente ecossistema de startups brasileiro é a safra atual de empresas SaaS (software as a service). Tanto a variedade dos produtos sendo oferecido (ex. ferramentas de marketing e vendas, de atendimento, de recursos humanos, de produtividade, de planejamento, de gestão, etc.) é extensa, como a maturidade dessas empresas é notória.

O propósito de ser dessas empresas é justamente fornecer soluções para outras empresas (em especial as PMEs) poderem competir de igual, ou até melhor, que as grandes empresas. Dentro desse universo, existem ainda startups atuando em um segmento denominado RegTech (de regulatory tech, ou tecnologia para lidar com regulamentação e compliance) justamente reduzindo drasticamente o custo de empresas lidarem com a excessiva burocracia e regulação do mercado brasileiro.” Edson Rigonatti, Founder @astellainvest, Venture Capital.

Para ajudar você existem hoje no mercado ferramentas em nuvem que dão apoio operacional e estratégico ao escritório como: Runrun.it (para organização das atividades da equipe); Zendesk (para gerenciar o relacionamento com os clientes); o sistema de gestão ERP em nuvem Omie que facilita a integração entre empresas e escritórios contábeis; entre tantas outras. A maioria das ferramentas é intuitiva e não requer treinamento algum. É só contratar e sair usando.

3. O proximidade consultiva do contador 2.0

A transformação digital veio otimizar o trabalho dos profissionais contábeis, mudando não apenas o ritmo de trabalho tão essencial para a economia, mas também aumentando a capacidade de atendimento aos clientes.

Com as tecnologias disponíveis atualmente, escritórios e clientes podem compartilhar documentos de forma digital, reduzindo a circulação de papel e facilitando a organização dos dados. As informações digitalizadas evitam erros de digitação manual e aumentam também a capacidade de análise que o contador 2.0 tem sobre a operação do seu cliente, podendo atuar de forma mais consultiva.

A aplicação de tecnologias adequadas para cada atividade do escritório, libera tempo para que o contador esteja mais próximo dos clientes e consiga ampliar sua carteira. Navegar nas redes sociais para interagir e entender melhor o mercado é uma excelente maneira de pensar em novos serviços que podem ser ofertados pelo escritório. Além disso, o tempo extra pode ser usado para gerar conteúdo educativo para sua base, como e-mails ou posts sobre novas obrigatoriedades, por exemplo.

Tirar o foco do escritório contábil das ações meramente operacionais e abrir espaço para oferecer soluções de negócios baseadas nas análises contábeis é o grande diferencial que os profissionais da área conquistam com a transformação digital.

Para se adaptar a estas mudanças, o contador precisa se tornar um contador 2.0. Igualmente à outros setores, ainovação na contabilidade faz com que o seu escritório consiga crescer, prosperar e conquistar objetivos.

A transformação digital está pressionando as organizações a analisar e melhorar os seus processos, favorecendo a criação de vantagens competitivas e o desenvolvimento de novas oportunidades de negócio.

CompartilheNas redes sociais