Você está em:
Postado há . Atualizado há

Inovação, Equipe e Globalização: como driblar a competição por preço no mercado contábil

Estamos em um momento no mundo caracterizado por mudanças massivas e sem precedentes

Estamos em um momento no mundo caracterizado por mudanças massivas e sem precedentes, que estão modificando o nosso estilo de vida e de trabalhar, assim como a sociedade de uma forma geral. Se por um lado, a sociedade está se adaptando rapidamente às transformações tecnológicas, por outro, muitas empresas estão reticentes em adaptar-se a novos modelos de negócios.

Quando se trata do setor contábil, a inovação na contabilidade está se colocando como um pré-requisito no desenvolvimento dos serviços e até para a sustentabilidade das empresas. O contador 2.0 já sabe disso. Você já sabe?

Confira o ciclo de adoção da inovação de Moore e veja como você está se comportando quanto à adoção de novas tecnologias!

Vamos somar à inovação mais dois fatores que vão (já estão!) impactar também o mundo contábil: globalização e equipe. Estes três fatores são essenciais para desenvolver seu escritório e estar 100% pronto para o futuro. Entenda como e por quê!

#1 – Inovação na contabilidade

Inovações e novas tecnologias estão remodelando o mercado, bem como os modelos de negócios. A introdução de novas tecnologias, no contexto da contabilidade, exige dos profissionais contábeis, além de aprender a trabalhar com as redes sociais e novos sistemas, que avaliem e modifiquem também seus métodos.

A pesquisa Welcome to the Fast Future, realizada pela CPA.com mostra que muitos contadores não reconhecem os benefícios das tendências tecnológicas no setor. Confira indicadores trazidos pela pesquisa:

  • 8% pensam que o futuro da profissão está pronto hoje;
  • 10% vêm-se como inovadores;
  • 90% concordam que o futuro digital se aproxima rapidamente;
  • 20% acreditam que as inovações tecnológicas serão um motor de influência em 2025;
  • 82% admitem que precisam saber mais sobre inovação.

Há, de forma clara, espaço para o crescimento na preparação para o futuro, especialmente em relação à tecnologia disruptiva. É fundamental o contador permanecer relevante para os seus clientes, já que estes também enfrentam desafios no mercado, trazidos por mudanças no aumento da concorrência, tecnologia, força de trabalho diversa e globalização. Aqui, a proposta de valor do seu escritório contábil faz toda a diferença.

Nesse contexto da inovação, a criação de novos valores com base na conectividade móvel, o comércio eletrônico mídias sociais, o big data e a computação em nuvem está mudando o jeito de fazer negócios.

#2 – Equipe – talento e mudança da força de trabalho

Você já percebeu que ultimamente novas formas de trabalho têm surgido? Pois é, a força de trabalho também está mudando drasticamente. Em breve, as máquinas e a inteligência artificial irão competir com o trabalho humano por um trabalho de conhecimento.

Neste cenário, o estudo da CPA aponta para a importância do talento como fator de desempate face à inovação. Este estudo mostra ainda a preocupação de muitos contadores em estar preparados para o futuro.

  • 80% têm preocupações sobre o recrutamento de talentos para atender às necessidades futuras;
  • 51% acham que é muito importante entender a mudança da força de trabalho.

O sonho de todo o empreendedor é ter uma equipe motivada e comprometida com o trabalho. Cada vez mais empresas estão se adequando ao perfil dos funcionários à fim de acompanhar também o novo perfil dos profissionais no mercado de trabalho e incentivá-los a fazer sempre o melhor.

Os desafios já começam na hora de contratar um funcionário para a sua empresa contábil. Os escritórios de contabilidade devem buscar pessoas que sejam capazes de “abraçar” a linguagem, a visão e os valores do negócio. E que possam ser transformados em pensadores estratégicos.

Investir na contratação e retenção dos seus colaboradores faz com que eles se sintam importantes no ambiente de trabalho, sendo assim capazes de prestar um excelente atendimento aos seus clientes. O contador 2.0 atento às tendências da contabilidade, precisa transformar o desempenho e o atendimento prestado por seus funcionários em encantamento para seus clientes, como faz a Disney.

#3 – Globalização também impacta o setor contábil

A globalização é um fenômeno mundial e irreversível, já apresentada como uma as mega tendências da contabilidade. As empresas contábeis precisam acompanhar a globalização e a ascensão dos mercados emergentes. É o que mostra a pesquisa da CPA, e seus dados apontam que os contadores precisam entender como o aumento da concorrência global e os mercados emergentes afetarão as empresas no futuro.

  • 45% das empresas de contabilidade reconhecem que precisam preparar os seus clientes para o mercado global;
  • 78% dos contadores julgam que devem preparar seus clientes para os desafios complexos do mercado futuro;
  • 70% das empresas de contabilidade acham que a regulamentação governamental está atrasando os negócios e o crescimento do mercado;
  • Apenas 25% dos empresários contábeis reconhecem que o aumento da concorrência global está chegando e que eles precisam estar mais preparados para o impacto da globalização.

A globalização na contabilidade destaca três outros aspectos que estão em alta no setor contábil: profissionalização, segmentação e concorrência global.

O aumento da concorrência vai alterar o futuro das empresas, criando um ambiente onde agilidade e velocidade serão habilidades críticas para desenvolver. Assim, segmentar os clientes de seu escritório contábil deve ser uma prioridade, isso porque seu escritório precisa sair na frente de seus clientes, para ajudá-los a também navegar as mudanças no mercado global. E para isso, profissionalizar o time do seu escritório contábil, e especializar os conhecimentos em nichos específicos, é fundamental.

Atualmente, a internet liga milhões de pessoas em todo o mundo, e assim como outros setores, a inovação na contabilidade aponta para a capacidade de ser preditivo e adaptável aos desafios, novidades tecnológicas e mudanças nos negócios. As empresas vêm se tornando mais ágeis e sustentáveis. É urgente estar preparado para o futuro e ter a capacidade de se adaptar às inevitáveis mudanças.

Empresários contábeis precisam aumentar sua conscientização sobre essas inovações na contabilidade para desenvolverem valor e vantagem competitiva para seu negócio. É preciso compreender e adotar tecnologias rapidamente, mudar sua forma de atuar para ser mais estratégico e compreender que globalização e transacções transfronteiriças aceleram esse movimento. Além disso, com a internet e novas gerações, lidar e tirar o máximo do potencial da diversidade de perfis e aspirações também será fundamental para trazer mais resultados para seu escritório contábil.

A crescente inovação na contabilidade está alterando as configurações deste mercado. E agora, para permanecerem competitivas, as equipes devem ajustar-se às novas exigências de automação dos processos e modelos de negócios, assim como experimentar novas estratégias.

Para ser o contador 2.0 que você quer ser, oferecendo serviços de alto valor, existe o Workshop Contador 2.0 para ajudá-lo nessa transição. Aproveite esta oportunidade!

CompartilheNas redes sociais
Outros ArtigosDo dia 03 de May de 2017