Você está em:
Postado há . Atualizado há

Exigências do mercado elevam procura por coaching executivo

Professor da IBE-FGV aponta o processo como alternativa para obter melhores resultados

Fonte: A Autora

Nos tempos atuais, as exigências feitas pelo mundo corporativo a executivos são cada vez mais altas. Para ter um desempenho diferenciado na carreira, o profissional precisa possuir competências que vão além da técnica, como habilidade de gestão, visão estratégica e bom relacionamento interpessoal.

No entanto, como construir ou desenvolver essas capacidades ao longo da carreira e fazê-las um diferencial para a vida? Como o profissional pode identificar se possui ou não essas características? Essas inovações do mercado requerem também novas maneiras de enfrentar os desafios. Por isso, os profissionais têm procurado, cada vez mais, uma nova arma para a orientação profissional: o coaching.

De acordo com o professor de gestão de pessoas dos cursos de MBA e Pós-graduação da IBE-FGV, Vagner Sandoval, o coaching é a melhor ferramenta para o profissional que deseja desenvolver habilidades como a de liderança e é indicado, principalmente, para quem quer obter resultados em menos tempo e com mais possibilidades de sucesso.

Como se fosse um treinador pessoal, o coach leva o profissional a níveis mais altos na carreira. “O nível hierárquico mais pressionado é a liderança. Existe muita resistência à mudança. Tem hora que falta uma habilidade específica e é aí que entra o coaching”, conta.

“Nesse processo, busca-se promover inovação e acelerar resultados, desenvolver e reter recursos humanos estratégicos, alavancar a comunicação e aumentar a eficácia das equipes na organização e o comprometimento com metas pessoais, profissionais e organizacionais”, explica.

Sandoval explica que o coaching é uma espécie de curso prático que prepara o profissional e posiciona a empresa em uma rota de alto crescimento. “É um processo que visa a aumentar o desempenho do indivíduo, grupo ou empresa, para melhorar os resultados positivos. Usa ferramentas e metodologias para conduzir o coachee no melhor caminho. O processo tira a pessoa do estado atual e ajuda a chegar ao estado desejado”.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).