Você está em:
Postado há . Atualizado há

Soluções terceirizadas ajudam empresas a evitar problemas futuros

Qualquer indústria com atividade fabril precisa focar na sua atividade fim sem perder tempo ou dinheiro (ou as duas coisas simultaneamente) com processos intermediários.

Qualquer indústria com atividade fabril precisa focar na sua atividade fim sem perder tempo ou dinheiro (ou as duas coisas simultaneamente) com processos intermediários.

Serviços como manutenção de maquinário ou mesmo o fornecimento de matéria-prima são importantes para todo o processo, porém perder tempo e gastar energia com essas atividades e acaba gerando um desgaste desnecessário.

Uma empresa que fabrica colchões, por exemplo, deveria se preocupar em desenvolver melhores produtos e não perder tempo com a logística da espuma que está para chegar.

Como fazer para manter o foco na atividade principal? A solução é apostar em projetos especiais para terceirização de serviços.

"Atualmente há tendência para empresas dos setores gráficos, de alimentos e que lidam com logística para buscar essas soluções. A questão principal é entender quais serviços e soluções cada empresa precisa, entender qual é o negócio dela e criar um projeto para atender as chamadas atividades meio, ou seja,onde ela pode estar perdendo o seu foco" explica Nilceia Neri, Consultora Comercial da NOSSA Gestão de pessoas e Serviços.

Como funciona a dinâmica dos projetos especiais terceirizados?

Ao buscar ajuda externa, a empresa contrata um projeto personalizado que disponibiliza um especialista para atender a demanda X. É este profissional que consegue analisar qual é o status de produtividade, como melhorar os custos e determinar quais são as melhorias adequadas para a empresa como:

- diminuição de volume de obra;

- redução de materiais gastos em algum processo;

- implementação de um serviço automatizado ou

- aquisição de mão de obra com serviço personalizado e com menor custo.

Para Clodoaldo Barbosa, executivo da NOSSA, estes diagnósticos podem ajudar a melhorar os serviços em que a empresa está perdendo o foco:

"A chave é entender a necessidade do cliente em diversas áreas e aproveitar a personalização. A solução pode ser colocar um trabalhador temporário em outra área ou terceirizar a parte da limpeza. Este serviço de análise, de observar a empresa como um todo, só é possível com um profissional específico ou uma equipe treinada. Desta maneira o serviço pode ser personalizado."

Evitar problemas legais

Contar com um hall de serviços através de parcerias vai além de melhorar a sinergia de custos/produção e sustentação do foco principal da empresa - também evita problemas futuros. Clodoaldo lembra do caso em que uma empresa utilizava a sua mão de obra para limpeza de máquinas:

"Ela tinha um problema legal, pois estava desviando a função dos funcionários, além de ter um custo adicional por hora extra com um trabalho mediano realizado por alguém que não era especializado, com baixa produtividade já que o trabalho acontecia no final do turno com o funcionário cansado. A empresa estava criando um passivo interno além do descontentamento de seus colaboradores. Assim que passou a investir o mesmo valor com hora extra em um projeto especial, houve melhoras significativas em todas as áreas, o ganho final desta empresa foi de aproximadamente 500mil reais sem qualquer passivo assumido.” exemplifica.

CompartilheNas redes sociais
Outros ArtigosDo dia 04 de April de 2017