Você está em:

Agenda Tributária

Estadual

Paraíba

João Pessoa

http://www.paraiba.pb.gov.br/
DiaTítuloDescrição
01Operações interestaduais com combustíveis derivados de petróleo e com álcool etílico anidro carburanteA entrega das informações relativas às operações interestaduais com combustíveis derivados de petróleo ou álcool etílico anidro carburante será efetuada observando-se o disposto no Convênio ICMS nº 110/2007, cláusula vigésima sexta, parágrafo 1º; e Ato Cotepe ICMS nº 046, de 2011 quanto aos prazos:Operações com combustíveis / Contribuinte - Transmissão eletrônica de dados | Fato gerador | Prazo de entrega Operações interestaduais pelo Transportador Revendedor Retalhista (TRR) | Novembro | 01/11/2012 Operações interestaduais pelo contribuinte que tiver recebido combustível de outro contribuinte substituído exceto TRR | Novembro | 05/11/2012 Contribuinte que tiver recebido combustível exclusivamente de contribuinte substituto | Novembro | 06/11/2012 Contribuinte importador de combustíveis | Novembro | 01, 05 e 06/11/2012 Operações interestaduais com combustíveis pelas refinarias de petróleo e suas bases | Novembro | 13/11/2012 Refinarias de petróleo e suas bases, de informações relativas às operações interestaduais com combustíveis derivados de petróleo em que o imposto tenha sido retido anteriormente por outros contribuintes. | Novembro | 23/11/2012
05ICMS/ST - Operações Interestaduais com Cimento - 2ª Quinzena do mês anterior2ª QUINZENA DE Outubro/2012Nas operações interestaduais com cimento entre o Estado da Paraíba e os Estados das regiões Norte e Nordeste, o recolhimento do imposto será efetuado até o 5º dia após a quinzena em que houver ocorrido a retenção. Base legal: Item 1, Alínea "b", Inciso IV, Artigo 399 do RICMS/PB.
08ICMS/ST - Entrada de Mercadoria ou Serviço Prestado ao sujeito passivo por substituiçãoO recolhimento do imposto nas operações com produtos submetidos ao regime de substituição tributária será efetuado, relativamente a fato gerador ocorrido antes da entrada da mercadoria ou do serviço prestado ao sujeito passivo por substituição, até o 5º dia útil do mês subseqüente àquele em que ocorrer a respectiva entrada. Outubro/2012 - Base legal: Inciso V, Artigo 399, do RICMS/PB.
ICMS/ST - Operações Internas com Cimento - 2ª Quinzena do mês anterior2ª QUINZENA DE Outubro/2012Nas operações internas com cimento, o recolhimento do imposto será efetuado, até o 5º dia útil após a quinzena em que houver ocorrido a retenção. Base legal: Alínea "a", Inciso IV, Artigo 399 do RICMS/PB.
09ICMS/ST - Operações com Veículos (GNR)O recolhimento através da Guia Nacional de Recolhimento - GNR, será efetuado até o 9º dia do mês subseqüente ao da saída, nas operações com veículos. Outubro/2012 - Base legal: Inciso II, Artigo 400 do RICMS/PB.
ICMS/ST - Operações Interestaduais com bebidas quentesO imposto retido pelo sujeito passivo, na condição de substituto tributário, nas operações interestaduais com vermutes e outros vinhos de uvas frescas aromatizados por plantas ou substâncias aromáticas, bem como bebidas quentes (exceto aguardente de cana e de melaço), realizadas entre contribuintes situados nas unidades federadas signatárias do Protocolo ICMS nº 14/06, deverá ser recolhido até o dia 9 do mês subsequente ao da remessa da mercadoria, mediante Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais - GNRE (Convênio ICMS nº 81/93). Outubro/2012 - Base legal: Artigo 1º e 6º do Decreto nº 30.258 de 14.04.2009.
ICMS/PB - Aquisições Não Presenciais (internet, telemarketing ou showroom) - Operações InterestaduaisO estabelecimento remetente, que estiver inscrito no Cadastro de Contribuintes no Estado da Paraíba - CCICMS/PB, deverá recolher, até o dia 09 do mês subsequente à ocorrência do fato gerador, o imposto devido nas operações interestaduais, que destinem mercadorias ou bens a consumidor final localizado na Paraíba, cuja aquisição ocorrer de forma não presencial, por meio de internet, telemarketing ou showroom. Outubro/2012 - Base legal: Artigo 1º e 4º da Lei nº 9.582 de 12.12.2011.
10Comunicação de Entrega de ECFO fabricante, o importador ou o revendedor que promover a saída do Emissor de Cupom Fiscal (ECF) deverá comunicar mensalmente ao Fisco da unidade da Federação onde esteja situado o estabelecimento destinatário, a entrega deste equipamento, até o dia 10 do mês subsequente ao da operação. Esta exigência não se aplica à saída e ao correspondente retorno de assistência técnica por credenciado. Outubro/2012 - Base legal: § 2°, art. 377, RICMS/PB, aprovado pelo Decreto nº 18.930, de 19.06.1997.
GIA-ST (Guia Nacional de Informação e Apuração do ICMS Substituição Tributária)A GIA-ST deve ser remetida, em meio magnético, pelo sujeito passivo por substituição tributária para a Coordenadoria de Substituição Tributária e Comércio Exterior da Secretaria das Finanças, até o dia 10 do mês subseqüente ao da apuração do imposto, ainda que no período não tenham ocorrido operações sujeitas à substituição tributária. Outubro/2012 - Base legal: § único, Artigo 262 do RICMS/PB.
12ICMS - Estabelecimentos IndustriaisNos casos de estabelecimentos industriais, o imposto de responsabilidade direta, deverá ser recolhido, até o 10º dia do segundo mês subsequente ao da ocorrência do fato gerador. Setembro/2012 - Base legal: Inciso IV, Artigo 106 do RICMS/PB.
ICMS - Operações com Cana-de-Açúcar - DiferimentoO ICMS diferido, referente às operações com cana-de-açúcar própria ou de terceiros, provenientes de unidade autônoma localizada em área não-contígua e utilizada como insumo em atividade integrada, realizadas entre contribuintes estabelecidos nos Estados da Paraíba, Pernambuco e do Rio Grande do Norte, deverá ser recolhido, por meio de Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais - GNRE, até o 10º dia do mês subsequente ao da saída do produto. Outubro/2012 - Base legal: Decreto nº 31.058 de 15.01.2010.
ICMS - Prestações de Serviços de Transportes Aéreos - 1ª Parcela do Imposto (não inferior a 70%)Nas prestações de serviços de transporte aéreo o pagamento do imposto poderá ser efetuado, em 2 parcelas, sendo a 1ª parcela recolhida até o dia 10 do mês subseqüente ao da prestação do serviço, de valor não inferior a 70% do imposto devido no mês anterior ao da ocorrência do fato gerador. Outubro/2012 - Base legal: Inciso VII, Artigo 106 e inciso II do artigo 562 do RICMS/PB.
ICMS/ST - Operações com Farinha de Trigo, Cerveja e RefrigeranteNas operações com farinha de trigo, cerveja e refrigerante para os Estados integrantes das regiões Norte e Nordeste, o imposto deverá ser recolhido através da Guia Nacional de Recolhimento - GNR, até o dia 10 do mês subseqüente ao que ocorreu a retenção. Outubro/2012 - Base legal: Inciso III, Artigo 400 do RICMS/PB.
ICMS/ST - Operações Internas - Demais casosNas operações com produtos submetidos ao regime de substituição tributária nos demais casos não previstos no artigo 399 do RICMS, o recolhimento do imposto será efetuado até o dia 10 do mês subseqüente ao da ocorrência do fato gerador. Outubro/2012 - Base legal: Inciso VI, Artigo 399 do RICMS/PB.
Guia de Informação Mensal do ICMS - GIM - Regime de Recolhimento NormalOs contribuintes do imposto, com regime de recolhimento normal, (exceto os produtores rurais não equiparados a comerciante ou industrial e os sujeitos ao regime de recolhimento fonte) deverão apresentar a Guia de Informação Mensal do ICMS - GIM, mensalmente, até o dia 12 do mês subsequente ao da apuração, por meio magnético na repartição fiscal do domicílio do contribuinte ou pela internet até às 23h59min, pelo endereço www.receita.pb.gov.br. Outubro/2012 - Base legal: Inciso I, § 3º, Artigo 263 do RICMS/PB.
Operações com Gado e Produtos Resultantes do Seu Abate - Relação Quantitativa de EntradasOs estabelecimentos abatedores públicos ou particulares apresentarão à repartição fiscal à que estiverem jurisdicionados, até o dia 10 do mês subseqüente, relação quantitativa das entradas e abates de gado bovino ocorridos no mês anterior. Outubro/2012 - Base legal: Artigo 472 do RICMS/PB.
Transporte Aquaviário de Cargas - Empresas NÃO Estabelecidas no Estado da Paraíba - Informações Econômico-FiscaisAs empresas de transporte aquaviário de cargas que iniciarem prestação de serviços no Estado da Paraíba, que neste não possuírem sede ou filial e estiverem optado pelo crédito presumido de que trata o inciso II do artigo 35 do RICMS, deverão entregar relação contendo numeração dos Conhecimentos de Transporte Aquaviário de Cargas emitidos, bem como os demais documentos de informações econômico-fiscais previstos nos incisos I, II e IV do artigo 262, até o dia 10 do mês seguinte. Outubro/2012 - Base legal: Inciso III, Artigo 555 do RICMS/PB.
15Administradoras de Cartão de Crédito ou Débito - Arquivo MagnéticoAs administradoras de cartões de crédito ou débito entregarão, até o 15º dia de cada mês, arquivos eletrônicos contendo as informações sumarizadas (registro 66) e detalhadas (registro 65), relativas a todas operações de crédito e de débito efetuadas no mês anterior por contribuintes do ICMS deste Estado. Os arquivos eletrônicos deverão ser validados pelo Programa Validador TEF e transmitidos, via internet, com o uso do Programa de Transmissão Eletrônica de Dados - TED, disponível no site www.sintegra.gov.br. Outubro/2012 - Base legal: Artigo 1º da Portaria nº 163, de 10.07.2007.
Escrituração Fiscal Digital-EFD - Prazo de EntregaO contribuinte obrigado à entrega de arquivo digital, contendo a totalidade de informações econômico-fiscais e contábeis correspondentes ao período compreendido entre o primeiro e o último dia do mês civil, deverá fazê-lo até o dia 15 do mês subsequente ao encerramento do mês de apuração. Cabe ressaltar que este prazo poderá ser disciplinado através de portaria do Secretário de Estado da Receita (observar os prazos diferenciados mencionados nas notas abaixo). Outubro/2012 - Base legal: Artigos 4º e 12 do Decreto nº 30.478 de 28.07.2009 e Portaria n° 101/12.
16ICMS - Diferencial de Alíquotas - Aquisições Interestaduais de mercadorias ou bens destinados a consumo ou a integrar o ativo fixoNas aquisições em outra Unidade da Federação de mercadorias ou bens destinados a consumo ou a integrar o ativo fixo, em regime de pagamento normal ou enquadrado no Simples Nacional, o recolhimento do imposto de responsabilidade direta do contribuinte far-se-á até o 15º dia do mês subseqüente ao em que tiver ocorrido o fato gerador. Outubro/2012 - Base legal: Alínea "c", Inciso II, Artigo 106 do RICMS/PB.
ICMS - Diferencial de Alíquotas - Prestação de Serviços Iniciados em outra Unidade da FederaçãoNa utilização de serviços cuja prestação se inicie em outra Unidade da Federação e não esteja vinculada à operação subseqüente alcançada pela incidência do imposto, em regime de pagamento normal, o recolhimento do imposto de responsabilidade direta do contribuinte far-se-á até o 15º dia do mês subseqüente ao em que tiver ocorrido o fato gerador. Outubro/2012 - Base legal: Alínea "d", Inciso II, Artigo 106 do RICMS/PB.
ICMS - Estabelecimentos Comerciais, Inclusive Distribuidores de Lubrificantes e Combustíveis Líquidos e GasososOs estabelecimentos comerciais, inclusive distribuidores de lubrificantes e combustíveis líquidos e gasosos, deverão recolher o imposto de responsabilidade direta, até o 15º dia do mês subsequente ao que tiver ocorrido o fato gerador. Outubro/2012 - Base legal: Alínea "a", Inciso II, Artigo 106 do RICMS/PB.
ICMS - Estabelecimentos Obrigados a Emitir Nota Fiscal na Aquisição de Mercadorias de Contribuintes Não Inscritos no CCICMSOs estabelecimentos em regime de pagamento normal que estejam obrigados a emitir nota fiscal, na aquisição de mercadorias de contribuintes não inscritos no CCICMS, ou que não tenham organização administrativa e comercial que justifique a emissão de documento fiscal, deverão recolher o imposto, de responsabilidade direta, até o 15º dia do mês subseqüente ao que tiver ocorrido o fato gerador. Outubro/2012 - Base legal: Alínea "e", Inciso II, Artigo 106 do RICMS/PB.
ICMS - Estabelecimentos ProdutoresOs estabelecimentos produtores, deverão recolher o imposto de responsabilidade direta, até o 15º dia do mês subseqüente ao em que tiver ocorrido o fato gerador. Outubro/2012 - Base legal: Alínea "b", Inciso II, Artigo 106 do RICMS/PB.
ICMS - Operações Relativas a Algodão em CaroçoNas saídas efetuadas para fora do Estado, o imposto será recolhido pelo produtor ou por quem o substituir, até o 15º dia do mês subseqüente à saída, quando o produtor ou seu substituto for pessoa jurídica ou tiver organização administrativa e comercial considerada pela autoridade fiscal como adequada ao atendimento das obrigações fiscais. Outubro/2012 - Base legal: Inciso II, Artigo 479 do RICMS/PB.
ICMS/ST - Operações Interestaduais - Demais casosNas operações sujeitas à substituição tributária nos demais casos não previstos no artigo 400 do RICMS, o imposto deverá ser recolhido através da Guia Nacional de Recolhimento - GNR até o dia 15 do mês subseqüente ao da ocorrência do fato gerador. Outubro/2012 - Base legal: Inciso IV, Artigo 400 do RICMS/PB.
ICMS/ST - Operações Interestaduais com Cimento (Entre Paraíba e os Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste)Nas operações interestaduais com cimento entre o Estado da Paraíba e os Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, o recolhimento do imposto será efetuado, até o dia 15 do mês subseqüente ao da respectiva saída. Outubro/2012 - Base legal: Item 2, Alínea "b", Inciso IV, Artigo 399 do RICMS/PB.
ICMS/ST - Operações Internas - Estabelecimento Industrial, Comércio Atacadista, Distribuidor e ou DepósitoNas operações internas com retenção, promovidas por estabelecimento industrial, comércio atacadista, distribuidor e/ou depósito, o recolhimento do imposto será efetuado até o dia 15 do mês subseqüente ao da ocorrência do fato gerador. Outubro/2012 - Base legal: Alínea "b", Inciso II, Artigo 399 do RICMS/PB.
ICMS/ST - Operações Procedentes de outra Unidade da FederaçãoNas operações procedentes de outra Unidade da Federação, sem retenção antecipada, destinadas à contribuintes que possuam regime especial concedido pelo Secretário das Finanças, o recolhimento do imposto será efetuado até o dia 15 do mês subseqüente ao da ocorrência do fato gerador. Outubro/2012 - Base legal: Alínea "a", Inciso II, Artigo 399 do RICMS/PB.
ICMS/ST - Prestações de Serviços de TransporteNas prestações de serviços de transporte com retenção, realizadas por contribuintes inscritos no CCICMS, o recolhimento do imposto será efetuado até o dia 15 do mês subseqüente ao da ocorrência do fato gerador. Outubro/2012 - Base legal: Alínea "c", Inciso II, Artigo 399 do RICMS/PB.
Atacadistas de Produtos Farmacêuticos - Demonstrativo de Entradas e Saídas de MercadoriasOs contribuintes atacadistas de produtos farmacêuticos, bem como produtos similares, deverão entregar mensalmente, à Gerência de Fiscalização da Substituição Tributária e do Comércio Exterior - GFSTCE, até o dia 15 do mês subseqüente, demonstrativo de suas operações, conforme modelo do Anexo Único do Decreto nº 25.905/2005. Outubro/2012 - Base legal: Inciso V, Artigo 4º do Decreto nº 25.905, de 17.05.2005.
Substituição Tributária - Operações Interestaduais com bebidas quentes - Informações FiscaisO sujeito passivo, na condição de substituto tributário, deverá informar à Secretaria de Estado da Receita da Paraiba, até o dia 15 de cada mês, o valor do imposto retido, bem como montante das operações interestaduais, efetuadas no mês anterior, com vermutes e outros vinhos de uvas frescas aromatizados por plantas ou substâncias aromáticas, bem como bebidas quentes (exceto aguardente de cana e de melaço), realizadas entre contribuintes situados nas unidades federadas signatárias do Protocolo ICMS nº 14/06. Outubro/2012 - Base legal: Artigo 1º e 7º do Decreto nº 30.258 de 14.04.2009.
20ICMS - Empresas Distribuidoras de Energia ElétricaAs empresas distribuidoras de energia elétrica deverão recolher o imposto, de responsabilidade direta, até o 20º dia do mês subseqüente ao que tiver ocorrido o fato gerador. Outubro/2012 - Base legal: Alínea "a", Inciso III, Artigo 106 do RICMS/PB.
ICMS - Empresas Prestadoras de Serviços de ComunicaçãoAs empresas prestadoras de serviços de comunicação deverão recolher o imposto de responsabilidade direta até o 20º dia do mês subseqüente ao que tiver ocorrido o fato gerador. Outubro/2012 - Base legal: Alínea "c", Inciso III, Artigo 106 do RICMS/PB.
ICMS - Empresas Prestadoras de Serviços de TransporteAs empresas prestadoras de serviços de transporte, quando regularmente inscritas no Estado da Paraíba, deverão recolher o imposto de responsabilidade direta até o 20º dia do mês subseqüente ao que tiver ocorrido o fato gerador. Outubro/2012 - Base legal: Alínea "b", Inciso III, Artigo 106 do RICMS/PB.
ICMS - Prestações de Serviço de Transporte FerroviárioO valor do imposto a recolher, apurado no Demonstrativo de Apuração do ICMS - DAICMS e Demonstrativo de Contribuinte Substituto do ICMS - DSICMS, será recolhido pelas Ferrovias até o 20º dia do mês subseqüente ao da emissão da Nota Fiscal de Serviço de Transporte. Outubro/2012 - Base legal: Artigo 576 do RICMS/PB.
ICMS/ST - Operações Interestaduais com Cimento - 1ª Quinzena1ª QUINZENA DE NOVEMBRO/12Nas operações interestaduais com cimento entre o Estado da Paraíba e os Estados das regiões Norte e Nordeste, o recolhimento do imposto será efetuado até o 5º dia após a quinzena em que houver ocorrido a retenção. Base legal: Item 1, Alínea "b", Inciso IV, Artigo 399 do RICMS/PB.
ICMS/ST - Operações Internas com Cimento - 1ª Quinzena1ª QUINZENA DE NOVEMBRO/12Nas operações internas com cimento, o recolhimento do imposto será efetuado, até o 5º dia útil após a quinzena em que houver ocorrido a retenção. Base legal: Alínea "a", Inciso IV, Artigo 399 do RICMS/PB.
Guia de Informação Mensal do ICMS - GIM - Regime de Recolhimento diverso do NormalOs contribuintes do imposto, com regime de recolhimento diverso do normal, (exceto os produtores rurais não equiparados a comerciante ou industrial e os sujeitos ao regime de recolhimento fonte) deverão apresentar a Guia de Informação Mensal do ICMS - GIM, mensalmente, até o dia 20 do mês subsequente ao da apuração, por meio magnético na repartição fiscal do domicílio do contribuinte ou pela internet até às 23h59min, pelo endereço www.receita.pb.gov.br. Outubro/2012 - Base legal: Inciso II, § 3º, Artigo 263 do RICMS/PB.
Prestações de Serviço de Transporte Ferroviário - Documento de Informação e Apuração do ICMSO Documento de Informação e Apuração do ICMS será entregue à Secretaria das Finanças deste Estado até o 20º dia do mês subseqüente ao da emissão da Nota Fiscal de Serviço de Transporte. Outubro/2012 - Base legal: Artigo 579 do RICMS/PB.
30ICMS - Prestações de Serviços de Transportes Aéreos - Parcela restante do Imposto ApuradoNas prestações de serviços de transporte aéreo, o contribuinte que optar pelo pagamento em duas parcelas, deverá recolher o valor da parcela restante do imposto apurado, até o último dia útil do mês subseqüente ao da prestação dos serviços. Outubro/2012 - Base legal: Inciso VII, Artigo 106 e Inciso II do artigo 562, ambos do RICMS/PB.
ICMS - Prestações de Serviços de Transportes Aéreos - Parcela restante do Imposto ApuradoNas prestações de serviços de transporte aéreo, o contribuinte que optar pelo pagamento em duas parcelas, deverá recolher o valor da parcela restante do imposto apurado, até o último dia útil do mês subseqüente ao da prestação dos serviços. Outubro/2012 - Base legal: Inciso VII, Artigo 106 e Inciso II do artigo 562, ambos do RICMS/PB.
Prestação de Serviço de Transporte Aéreo - Guia de Informação Mensal - GIMOs estabelecimentos prestadores de serviço de transporte aéreo, deverão apresentar a Guia de Informação Mensal - GIM, até o último dia útil do mês subseqüente ao da ocorrência do fato gerador. Outubro/2012 - Base legal: Inciso I, Artigo 562 do RICMS/PB.
Serviço de Comunicação - Publicidade e propaganda em televisão por assinatura - Envio de Arquivo MagnéticoOs estabelecimentos prestadores de serviço de comunicação por meio de veiculação de mensagens de publicidade e propaganda na televisão por assinatura deverão remeter à Secretaria de Estado da Receita, até o ultimo dia útil do mês subseqüente à ocorrência do fato gerador, arquivo magnético, contendo as seguintes informações:a) o número, a data de emissão e a identificação completa do destinatário da nota fiscal pertinente;b) o valor da prestação e do ICMS total incidente, bem como o seu rateio ao Estado da Paraíba.Outubro/2012 - Base legal: Inciso II do § 19 do art. 33 do RICMS/PB.