Você está em:
Postado há . Atualizado há

Entenda o que é site responsivo e porque é importante para se vender mais

Já reparou como os sites estão cada vez mais rápido e adaptáveis para todos os dispositivos

Já reparou como os sites estão cada vez mais rápido e adaptáveis para todos os dispositivos, principalmente nos móveis? Se você abre um site no seu tablet ele tem uma adaptação própria diferente de quando você acessa o mesmo site em um smartphone. Isso significa uma coisa: o uso de internet móvel disparou e já está consolidada. Os costumes mudaram e as buscas no Google já deixaram de ser exclusivas dos computadores e invadiram todos os aparelhos móveis, aliás, pior que do que isso: se o site não é responsivo ele simplesmente não aparece em buscas móveis.

E se os internautas - incluindo principalmente os consumidores - estão entrando cada vez mais em seus aparelhos com o chamado mobile-friendly, para as empresas é impensável não ter um site responsivo. A possibilidade de fechar grandes negócios e angariar clientes desta maneira são infinitas. É aí que entra o layout responsivos para sites.

Ediney Giordani, CCO da KAKOI Comunicação, explica que o fato do uso destes dispositivos estarem aumentando cada vez mais, já é mais do que suficiente para uma empresa pensar em um site que não fica quebrado ou pesado na hora de acessar em um celular - independente de qual seja este equipamento:

"No ano passado mais da metade das pesquisas no Google aconteceram em algum dispositivo móvel. É alguém no ônibus acessando um site de vendas ou em casa entrando via Facebook um anúncio patrocinado que chega no seu site. Já imaginou ele entrando e não conseguindo comprar nada? O site não abrir corretamente?" provoca Ediney Giordani.

Sua empresa mais fácil de ser encontrada em qualquer lugar e a qualquer momento!

Mais do que cuidar da estética, os mecanismos de buscas agradecem este formato de site. Os designs responsivos para mobile são os preferidos dos mecanismos de busca, como o Google, pois uma única URL facilita a busca e evita confusões na hora de rastrear o seu site:

"Para os mecanismos de SEO (termo que designa Search engine optimization, em resumo é o modo como os mecanismos de busca classificam o site) na página, o layout responsivo é uma mão na roda. O desempenho das buscas são melhores além de ser mais fácil a manutenção geral. Fazer um modelo de página para cada plataforma é algo ultrapassado e que gera mais custos e possibilidades de problemas. Não há motivo para dificultar a busca do seu site" explica o CCO.

Buscas via mobile estão maiores

Outra grande vantagem do design responsivo é que as palavras-chaves não se perdem quando há uma busca por mobiles e como o número de acessos por esta via já está em 75%, é preciso ter o site preparado para este público.

“Se eu buscar em um computador ‘Sorvete em Curitiba’ encontrarei certos resultados. Se eu repetir esta mesma pesquisa em um mobile é possível que eu encontre sites diferentes. Isso acontece quando os sites não são responsivos, pois as palavras-chaves da versão para PC não se aplicam nas versões mobiles. Com o responsivo isso não acontece.” exemplifica o especialista da KAKOI Comunicação.

Responsivo hoje e para o futuro

Outra grande vantagem do layout responsivo é a adaptação do modelo projetado para qualquer tamanho de tela independente de onde a sua página está sendo acessada. Pensando também no futuro, Ediney analisa esta funcionalidade como ponto chave para novas tecnologias: "Hoje temos TVs, os óculos, novos aparelhos com formatos diferentes e até relógios conectados. Um site responsivo vai se adaptar sem a necessidade de fazer - ou refazer - um layout específico. Um site responsivo hoje vai atender qualquer plataforma, isso é fato." conclui Ediney.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).