Você está em:
Postado há . Atualizado há

Você sabe o que é value relevance na contabilidade?

Uma empresa contábil é a grande responsável por centralizar várias informações vitais de uma empresa. É muito eficaz, inclusive, que um empresário ou gerente financeiro utilize os dados contábeis para mensurar seu desempenho real no mercado.

Uma empresa contábil é a grande responsável por centralizar várias informações vitais de uma empresa. É muito eficaz, inclusive, que um empresário ou gerente financeiro utilize os dados contábeis para mensurar seu desempenho real no mercado.

A importância dos valores contábeis dentro da empresa pode ser chamada de value relevance, termo em inglês que pode ser traduzido para algo como “a relevância do valor”. O value relevance pode ser definido como umaanálise contábil que compara os números da empresa aos estudos qualitativos e quantitativos de mercado. Esse estudo serve para mostrar que para todas as ações e escolhas feitas pelas empresas, há um impacto material em algum dos 3 valores corporativos: lucro, crescimento ou risco. Saiba mais sobre o value relevance.

O que é value relevance?

O value relevance serve principalmente para compilar informações contábeis e analisá-las sob o ponto de vista do mercado financeiro. Saber o que é value relevance depende do entendimento de que é necessário o uso de informações contábeis em benefício de vários setores da empresa. Além do seu uso interno na companhia,relatórios contábeis podem ser usados como forma de melhorar a relação de um negócio ou serviço com os seus clientes também.

Quando a necessidade de um financiamento ou empréstimo surge, utilizar o value relevance é de fundamental importância para dimensionar de modo correto toda a estrutura da empresa com base nos rendimentos e projetos futuros.

Demonstração de resultados financeiros

Grandes, médias e pequenas empresas utilizam o value relevance para a finalização de suas declarações de rendimentos. O value relevance garante uma análise detalhada das mercadorias vendidas e, assim, é capaz de determinar o correto controle dos custos e dos lucros.

Demonstrativos contábeis e financeiros devem primar pela qualidade das informações prestadas para que a sua análise dentro da empresa ajude na implementação de negócios e no aumento da sua produtividade.

Processo de produção

O value relevance tenta indicar o papel do insumo para modelos de valor. Também pode ajudar os empresários a tomarem decisões em relação ao processo produtivo da empresa ou quanto ao custo de um determinado serviço — esses dados são relevantes porque determinam quanto uma indústria ou serviço poderá lucrar ou perder em um certo período de tempo.

O value relevance possui dados que devem ser vistos como um aliado do processo produtivo e analisá-los corretamente visa à economia da escala. Toda empresa deve utilizar o value relevance como um parceiro capaz de indicar o melhor caminho a ser tomado quando se busca o correto crescimento financeiro da empresa.

Um escritório contábil deve contar com um sistema capaz de uma boa capacidade técnica para tabular e dimensionar esses dados estatísticos. Já a empresa deve alimentar os relatórios contábeis continuamente para que esses dados sejam eficazes na hora da tomada de decisões.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).