Você está em:
Postado há . Atualizado há

Dúvidas sobre o IR

O contribuinte não terá mais problemas para se informar sobre como fazer a declaração do Imposto de Renda deste ano. O Correio Braziliense e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) fecharam parceria e vão esclarecer todas as dúvidas dos leitores,

O contribuinte não terá mais problemas para se informar sobre como fazer a declaração do Imposto de Renda deste ano. O Correio Braziliense e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) fecharam parceria e vão esclarecer todas as dúvidas dos leitores, para evitar que caiam na malha fina. Os esclarecimentos serão publicados diariamente no jornal e no site, basta que as perguntas sejam enviadas para [email protected]. Os questionamentos já podem ser enviados. A publicação das respostas começa em 1º de março.

O presidente do CFC, José Martonio Coelho, considera fundamental que os meios de comunicação auxiliem a sociedade. Ele ressalta que a parceria tem um cunho social. “O cidadão ainda é muito arredio à questões relacionadas a tributos.” Coelho chama atenção que são os detalhes que podem levar os contribuintes a caírem no erro. “Por mais que a interação tenha melhorado, a legislação é complexa e têm muitas situações que, dependendo do tipo de atividade profissional que a pessoa exerça, é difícil ter a percepção de como proceder”, esclareceu.

Ele pondera que, quando o contribuinte trabalha em uma empresa e o tributo é retirado diretamente da fonte, é mais simples e dificilmente aparecem erros, mas, na medida em que os rendimentos variam, com uma aplicação no mercado financeiro ou compra e venda de imóveis, por exemplo, a declaração já não é mais tão simples.

Detalhes

No ano passado, segundo a Receita Federal, 617.695 declaração do Imposto de Renda Pessoa Física caíram na malha fina. E, segundo o presidente do CFC, são os detalhes que mais levam o contribuinte à retenção. Um erro de digitação pode atrapalhar a vida do declarante e causar um sério problema com o Fisco. “Cair na malha fina tem um preço alto para o cidadão comum”, explicou. Para Coelho, o papel do Conselho Federal de Contabilidade é proteger a sociedade e o esclarecimento é uma forma de proteção.

De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade, foram designados cinco especialistas em Imposto de Renda para auxiliarem nas dúvidas dos leitores do Correio. “Os profissionais são conselheiros do CFC e possuem empresas de contabilidade. Escolhemos a dedo aqueles mais qualificados para atuar nesta parceria”, afirmou.

Materia_Correio_23-2


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).