Você está em:
Postado há . Atualizado há

Profissional de Contabilidade deve ser versátil e encontrar a melhor maneira de apresentar dados

O mercado de trabalho está em crise, com aumento do desemprego e queda no rendimentos dos profissionais.

O mercado de trabalho está em crise, com aumento do desemprego e queda no rendimentos dos profissionais. Nesse contexto, o profissional de contabilidade é estratégico para a organização financeira das empresas ,e por isso, empregos ainda não faltam. O coordenador do curso de Ciências Contábeis da UniCarioca, Sergio Vidal, explica que o novo profissional de Contabilidade deve ser um pesquisador, e encontrar a melhor forma de apresentar os dados.

— Não basta mais o registro da operações. O contador é o detentor da informação o grande mestre para apresentação e divulgação dos números, proporcionando a tomada de uma posição estratégica, assim como a projeção futura da evolução da empresa, embasado em sua evolução e nas tendências do mercado — avalia.

Formado em julho deste ano, o contador Leandro Oliveira já está trabalhando, e lembra que a faculdade foi puxada, exigindo dedicação durante os quatro anos de curso.

— Buscava não faltar as aulas mesmo com a distância, e tinha um propósito de não ir para casa com dúvidas. Então, perturbava os professores até me sentir satisfeito com as informações passadas por eles nas aulas. E, mesmo com a dificuldade de trabalhar e estudar, gostava de estudar com meus amigos da faculdade — lembra Leandro que agora faz MBA em Controladoria e Tributos para manter-se atualizado.

E a atualização é a uma ferramenta poderosa. Os profissionais de contabilidade devem conhecer as ferramentas utilizadas pelas empresas como, por exemplo, o sistema Nasajon. Além disso, pesquisar os assuntos chaves de sua profissão, considerando as novas normas contábeis, as CPC´s (comissão de pronunciamentos contábeis) e as NBTC (normas contábeis).

— Hoje em dia temos uma contabilidade internacionalizada, a medida que está se apresenta totalmente normatizada. Logo, cabe ao contador conhecer a fundo cada nuance ou perspectiva que essas normas proporcionam as atividade desenvolvidas em sua empresa ou cliente — explica o professor Sergio Vidal.

Atualmente, as empresas que mais contratam são as que prestam serviço de Contabilidade. A dica para estudantes é investir na qualificação, mantendo-se atualizado sobre a função.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).