Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Nota à imprensa - Abono Salarial

A reportagem publicada no jornal O Globo desta sexta-feira faz uma ilação indevida ao dizer que o governo pretende fazer caixa com dinheiro destinado aos trabalhadores mais pobres.

O Abono Salarial é um importante direito do trabalhador brasileiro, que tem um orçamento da ordem de R$ 17 bilhões por ano e cujos pagamentos estão em absoluta normalidade. Até o momento, já foram pagos mais de 91% dos benefícios previstos para o ano e os trabalhadores que ainda não sacaram têm até junho para fazê-lo. 
 
A reportagem publicada no jornal O Globo desta sexta-feira faz uma ilação indevida ao dizer que o governo pretende fazer caixa com dinheiro destinado aos trabalhadores mais pobres. Primeiramente, cabe ressaltar, não há qualquer retenção do recurso, que pode ser sacado com plena liberdade pelo trabalhador que atende às condições previstas em lei. 
 
Em segundo lugar, é necessário dizer que o Ministério do Trabalho e Emprego fez iniciativa de comunicação na qual já enviou “mala-direta” destinada aos trabalhadores que não sacaram ainda seus benefícios, buscando desta forma obter resultado de pagamento igual ao dos anos anteriores. Os trabalhadores ainda dispõem, para maiores informações sobre a concessão do benefício, os seguintes números para ligação gratuita: CAIXA 08007260207 para o abono PIS e BANCO DO BRASIL 08007290722 para o abono PASEP.
 
Quanto aos recursos que eventualmente não forem sacados, serão revertidos ao Fundo de Amparo ao Trabalhador, pois poderão ser utilizados para os pagamentos daquele fundo no exercício corrente.
 
Lamentamos que a reportagem do Globo tenha procurado os ministérios tão tardiamente ontem, dificultando que os esclarecimentos fossem devidamente prestados à sociedade e não refletindo a boa prática jornalística.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).