Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

MPEs que deveriam emitir NF-e a partir deste mês enfrentam dificuldades

O motivo provável é que, apesar de o site do Fisco permitir a emissão da NF-e, muitos campos devem ser preenchidos manualmente, sem qualquer automatização.

Fonte: InfoMoney
Tags: sped

Karin Sato

Antes do dia 1º de setembro, às vésperas de encerrar o prazo para que as empresas iniciem a emissão da nota fiscal eletrônica, houve um aumento significativo da demanda por soluções tecnológicas, por parte de micro e pequenos empresários que buscavam uma solução para emissão da NF-e em alternativa ao portal da Receita Federal do Brasil.

O motivo provável é que, apesar de o site do Fisco permitir a emissão da NF-e, muitos campos devem ser preenchidos manualmente, sem qualquer automatização.

O levantamento é da Intelecta, que fornece sistemas de gestão para MPEs. "Muitos micro e pequenos empresários enfrentaram dificuldades com o portal da Receita; outros não encontraram uma solução adequada para atender à sua necessidade operacional; outros perderam o prazo por viverem em uma situação organizacional precária e sem condições de adquirir uma solução de TI; muitos contabilistas ainda estão confusos e com grandes dificuldades de orientar seus clientes", explica o diretor de Relacionamento e Novos Negócios da Intelecta, Francisco Fernandes.

Prazo não respeitado

A Intelecta registrou pressão na demanda nas últimas duas semanas antes do prazo, o que sinaliza que muitas micro e pequenas empresas podem não ter conseguido cumprir o prazo, ficando sujeitas a multas.

"Agora, não adianta chorar o leite derramado", afirma o executivo. "O novo prazo para muitos segmentos da economia será 1º de abril do próximo ano. Esperamos que os micro e pequenos empresários consigam encontrar a solução adequada para o seu negócio e que consigam cumprir o prazo estabelecido pelo Fisco", completa.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).