Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

MT - Mato Grosso investe em tecnologia para combater sonegação de impostos

Apesar da crise econômica mundial, a arrecadação tributária de Mato Grosso tem apresentado crescimento

CLÁUDIO MORAES

Apesar da crise econômica mundial, a arrecadação tributária de Mato Grosso tem apresentado crescimento. Um dos principais fatores para se evitar queda na receita é a ampliação dos investimentos em tecnologia para evitar sonegação de impostos.

Nesta quinta-feira, o secretário estadual de Fazenda, Éder Moraes Dias, revelou que o Estado implantará um sistema revolucionário para fiscalizar o pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Segundo o secretário, por exemplo, um carro em trânsito terá sua placa fotografada e, ao mesmo tempo, será possível identificar se ele está com o pagamento do imposto em dia.

Caso o condutor não tenha efetuado o pagamento do IPVA, ele será notificado para regularizar o débito num prazo máximo de 15 dias. Se for flagrado novamente, o motorista terá que responder as sanções como multa e até apreensão do veículo.

Com uma política fiscal arrojada, Mato Grosso é campeão no aumento do índice de recebimento do IPVA. Em janeiro de 2008, a arrecadação do imposto foi de R$ 7 milhões e neste ano chegou a R$ 17,5 milhões.

O secretário Éder Moraes também tem atuado de forma setorial. Ele anunciou que nos próximos meses a secretaria de Fazenda intensificará a fiscalização nas revendedoras de peças usadas para motocicletas e automóveis.

Segundo o secretário, algumas empresas tem burlado o pagamento de impostos e também cometendo crimes adquirindo peças de veículos roubadas. A operação nas revendas será conjunta entre secretaria e Polícia Civil.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).