Você está em:
Postado há . Atualizado há

Como usar histórias para atrais clientes, talentos e investidores para o seu negócio

Shane Snow, empreendedor e escritor, destaca os potenciais do storytelling para impactar diferentes públicos

Há um ditado famoso que diz que a propaganda é a alma do negócio. Mas engana-se quem pensa que os anúncios são a única possibilidade de se destacar e atingir as pessoas. O storytelling, como é chamada a prática de contar histórias, tem sido cada vez mais explorado para conquistar a atenção e fidelidade de diferentes públicos.

Neles, aliás, não se incluem apenas os clientes. Funcionários e investidores também podem ser atraídos e motivados dessa forma.

É o que destaca Shane Snow, jornalista, empreendedor, escritor e palestrante do We Are Omie – evento organizado pela fintech Omie. No evento, que acontece no dia 8 de agosto em São Paulo, ele ministra a palestra magna "Dream Teams - A Diversidade Que Gera Lucro".

Diferentemente da propaganda tradicional, o storytelling permite impactar as pessoas de uma forma mais sutil. Em vez de dizer a elas que comprem um produto, serviço ou ideia, apresentam-se histórias e narrativas com potencial de reter sua atenção e marcar sua memória.

Por isso, segundo Snow, a estratégia é especialmente interessante para um objetivo: fazer com que as pessoas se importem. "Não importa qual seja o seu trabalho. Você pode usar histórias para fazer as pessoas lembrarem e se importarem com o que você está fazendo", diz ele.

Seja em uma apresentação interna ou no pitch para um grupo de clientes, Snow recomenda iniciar a fala com uma história. Se o seu negócio tem um impacto, por exemplo, vale contar a história de alguém que foi impactado por ele.

As histórias também são uma boa forma de falar sobre o propósito do seu negócio. Isso vale, inclusive, para motivar equipes de funcionários. "A melhor motivação que alguém pode ter é se importar. A melhor forma de fazer isso, para mim, é abordar o propósito em forma de história", diz ele.

Snow também acredita que a estratégia ajuda atrair novos talentos para o seu negócio. Seria, inclusive, um diferencial entre uma e outra empresa. "O storytelling é uma ótima forma de fazer com que um talento se importe o suficiente para querer vir até você", afirma.

Para elaborar uma boa história, por sua vez, o empreendedor diz que é preciso se atentar a quatro elementos principais.

Familiaridade. "Uma história sobre algo que as pessoas não conhecem ou com a qual elas não se importem vai ser difícil de as envolver. Por isso, é preciso que ela comece com familiaridade ou com personagens com quem elas vão se identificar."

Novidade. "Ensine ou mostre algo que as pessoas nunca viram antes em vez de apenas falar sobre coisas que elas já sabem."

Tensão. "Uma forma de manter as pessoas prestando atenção é fazer com que a história tenha tensão, suspense, drama ou algum elemento do tipo."

Fluência. "Se você contar essa história de uma forma fácil de entender, é muito mais difícil que você perca as pessoas. Assim que você começa a falar de forma muito complicada ou tentando parecer inteligente, você começa a perder mais e mais pessoas".


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).