Você está em:
Postado há . Atualizado há

O Planejamento tributário ajuda na gestão de recursos da sua empresa

Como muitos sabem o planejamento tributário é essencial para ajudar no sucesso de uma empresa, pois, com o planejamento tributário você reduz seus gastos com tributos, que em geral representam 1/3 das receitas da empresa.

Como muitos sabem o planejamento tributário é essencial para ajudar no sucesso de uma empresa, pois, com o planejamento tributário você reduz seus gastos com tributos, que em geral representam 1/3 das receitas da empresa. Entretanto pela alta complexidade do nosso sistema tributário, muitos evitam esse desafio e podem não perceber que estão perdendo vendas pela falta de competitividade por conta de estarem pagando mais tributos do que o devido.

Podemos dizer que o planejamento tributário envolve decisões e escolhas legais que vão impactar na forma de pagar tributos e nos valores recolhidos, por isso a análise das informações da empresa é fundamental antes de tomar qualquer decisão para evitar impactos negativos na operação da empresa. Nesse contexto conhecer a legislação tributária é essencial, pois, nela você encontrará muitas possibilidades de redução de carga tributária de forma lícita.

Com uma menor carga tributária de forma lícita, a empresa se tornará mais competitiva e lucrativa, pois a redução da carga tributária não implica em redução da qualidade do produto ou serviço. Por isso quando se pensa em evitar pagamentos desnecessários, não há como negar que o planejamento tributário é uma excelente opção.

Primeiramente para fazer um planejamento tributário eficiente procure um profissional para lhe ajudar, este profissional abordará várias situações que podem reduzir a carga tributária da empresa, como evitar a incidência de tributos, reduzir os valores do recolhimento por meio de reduções de alíquotas ou reduções na base de cálculo de algum tributo, retardar uma obrigação tributária por meio da escolha do regime de caixa ou competência, entre outras possibilidades. Também é analisado a alteração do enquadramento tributário da empresa e seus impactos.

Monitore as formas de atingir os seus objetivos tributários, acompanhe as medidas do governo com relação a incentivos e benefícios fiscais, pois se a sua empresa se encaixar para optar por algum benefício ou incentivo, você poderá ter em mãos uma boa oportunidade. Por isso é preciso sempre estar atento, incentivos culturais como o da Lei Rouanet ajudam muito na redução do IRPJ a pagar por exemplo. Assim, a análise e simulação de cenários tributários mais atraentes para a empresa também é essencial para um bom planejamento tributário.

Todo planejamento tributário precisa analisar o momento atual da empresa e fazer projeções futuras, para que por meio dessas simulações se encontre o caminho mais vantajoso para a empresa.

O planejamento tributário como foi demonstrado engloba diversos aspectos que devem ser observados, por isso reforçamos a necessidade de envolver profissionais capacitados para orientar o empresário nesta reestruturação da empresa. A ajuda de profissionais da contabilidade, são essenciais para ajudar a empresa a atingir seus objetivos tributários.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).