Você está em:
Postado há . Atualizado há

Pretende abrir sua empresa? Leia isto!

Empreender, em qualquer circunstância, não é fácil!

Uma pesquisa divulgada realizada recentemente pelo GEM - Global Entrepreunership Monitor - revelou que estamos empreendendo cada vez mais. Atualmente, de cada dez pessoas na fase adulta, quatro – 39,3% - possuem ou pretendem abrir empresa em breve. Esse dado é o maior dos últimos doze anos e quase o dobro do que tínhamos em 2002 – 20,9%.

No entanto, nem tudo são flores! Do total de empreendedores, 44% empreendeu por necessidade. Ou seja, quase a metade dos empresários brasileiros abriu sua empresa não por vontade própria, por ter enxergado novas oportunidades, ou algo assim. Essa imensidão de gente resolveu abrir o negócio próprio simplesmente por falta de opção!

Trabalhadores que perderam seus empregos com a crise, outros que já estavam desempregados e não conseguiram se recolocar no mercado, além daqueles que estão iniciando a vida profissional e não conseguem oportunidades no atual cenário compõem esse mar de empreendedores.

Empreender, em qualquer circunstância, não é fácil! Quando se empreende por obrigação, as coisas tendem a se tornar ainda mais difíceis, portanto, é preciso tomar muito cuidado na hora de abrir a sua empresa.

Uma empresa é como um filho: requer planejamento, preparo e dedicação dos pais. Infelizmente, a maioria das pessoas deixam de observar esses aspectos, achando que depois tudo se resolve. Mas será que se resolve?

Segundo dados do IBGE, atualmente, metade das empresas sobrevivem após o quarto ano de vida. Você consegue perceber a magnitude desses números? Após apenas quatro anos, de cada 100 empresas que abriram as portas mais de 50 – 52,5% - estarão de portas fechadas... definitivamente.

Para fugir da perversa estatística, é necessário que se tome algumas providências. Estudar detalhadamente o seu ramo de atividade; conhecer bem o seu público-alvo; analisar a melhor localização para o seu ponto comercial – se for o caso de ter um ; definir as estratégias de marketing e vendas; e planejar as finanças da empresa.

Parece muita coisa? Pois tem bem mais! Aqui foi apenas uma pequena amostra do que devemos levar em consideração na hora de abrir uma empresa.

Não estou falando isso para te desestimular. Lido diariamente com empresários que possuem ou estão abrindo o seu negócio e espero que você também consiga, em breve. Entretanto, sinto-me na obrigação de te alertar dos riscos dessa empreitada. Não para que você fuja deles, mas para que você se prepare para abrir um negócio de sucesso e não tenha seu sonho de ter um negócio próprio transformado num pesadelo.

Empreender não é uma ciência exata! Por melhor que seja seu planejamento, por maior que seja seu preparo e dedicação, ainda assim pode ser que a coisa não dê certo. Mas, vá por mim, as chances de dar errado, nesse caso, são muito, muito menores. Então, já que se trata de probabilidades, melhor tê-las a nosso favor, não é verdade?


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).