Você está em:
Postado há . Atualizado há

O segredo do Spotify: dividir funções para crescer com velocidade

O processo é natural quando o horizonte é o crescimento; os negócios que apresentam os melhores resultados dividem as tarefas para serem mais veloz

Uma das premissas para ser considerada uma empresa inovadora é o crescimento acelerado. Além de um produto ou serviço de qualidade e que realmente faça sentido para as pessoas, empresas arrojadas investem em processos simplificados e métodos ágeis.

Assim, além de alavancar o negócio por meio das vendas, os procedimentos internos dão conta de resolver a demanda crescente sem criar barreiras.

Crescer de forma contínua e estruturada é um desafio. No início, até tracionar a empresa, o maior obstáculo é encontrar e alinhar as ações que farão o negócio decolar. No processo de crescimento, os colaboradores precisam dar conta da procura e oferecer o melhor serviço ou produto no menor tempo possível.

Quando este fluxo está bem organizado, chega a hora de pensar em inovar e para isso é necessário planejar o próximo passo. O Spotify, por exemplo, mudou o mercado da música e, em paralelo, trouxe transformações para o mundo corporativo, por meio da disrupção no modo como a empresa atua no gerenciamento de grupos de trabalho. A gigante do streaming estimula a autonomia e a divisão de pequenas equipes para executar projetos.

Assim como no Spotify, na Cheesecake Labs, desenvolvedora de aplicativos web e mobile, dividimos as tarefas para conquistar o mercado. Seguindo os princípios do Management 3.0, a Cheesecake Labs aposta em um modelo de divisão de tarefas em times, investindo em empoderamento e dando autonomia para que tomem decisões alinhadas com a visão estratégica da empresa. Com times pequenos e multidisciplinares, similar a pequenas startups com estrutura horizontal e comunicação ágil, os Cakers, como chamamos nossos colaboradores, aumentaram a produtividade e conseguem focar em resolver os problemas singulares de forma independente.

O processo é natural quando o horizonte é o crescimento; os negócios que apresentam os melhores resultados dividem as tarefas para serem mais veloz.