Você está em:
Postado há . Atualizado há

5 Estratégias para lidar com líderes imaturos

Quando o líder o pressionar por resultados fantasiosos os quais ele gostaria que fossem alcançados em tempo recorde, experimente nutri-lo com o banho de linguagem

São 19 horas em ponto após um dia exaustivo de trabalho. Você está fechando seus arquivos, respondendo os últimos e-mails e limpando o que sobrou dos rascunhos que ficaram amontoados em cima da mesa quando, de repente, um aceno de cabeça e uma voz mansa, ligeiramente afetuosa, encenam o que parecia inevitável: “você me dá uma ajudinha?”.

O gestor, que deveria organizar a demanda de trabalho ao longo da semana e que não vê vantagem em pagar hora extra, está agonizando. Só resta você, o rei da savana, para lavrar rugidos, lançar dentadas indômitas e estabelecer um corre-corre selvático atrás da hiena que reluta em permanecer viva. Sim, você ficará até tarde: “E se reclamar, está demitido!”.

Por que mordidelas isto ocorre? Para o doutor em psicologia e psicanalista da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Pedro Luiz Ribeiro de Santi, impelir o colaborador a realizar demandas extras de trabalho, rotineiramente, após o horário tradicional do expediente estabelecido, denotam o que se chama de infantilismo psíquico.

Na visão do especialista, estes líderes, na maioria das vezes, não sabem adiar o prazer que poderão obter ao finalizar uma tarefa importante. Deste modo, movidos pelo imediatismo, pela impulsividade e pela ânsia de alcançar a gratificação desejada, custe o que custar, trocam os pés pelas mãos em uma errática necessidade de se sentirem preenchidos internamente.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).