Você está em:
Postado há . Atualizado há

Otimismo com a economia contamina as micro e pequenas empresas

Pesquisa realizada pelo Sebrae RS aponta que metade dos empresários do Sul do Brasil espera um 2018 positivo

A metade dos empresários de micro e pequenas empresas localizadas no Sul do Brasil e que participou da pesquisa de Sondagem Conjuntural do Sebrae está otimista em relação ao cenário da economia para 2018.

O índice de 50% apurado em março desse ano é bem superior aos 26% de respostas otimistas em junho de 2017, quando foi realizada a primeira verificação do tipo pela instituição. Depois, já foram feitas versões em setembro e em dezembro de 2017. O estudo atual foi realizado entre 27 de fevereiro e 6 de março de 2018, com 2.992 donos de pequenos negócios.

Divulgada nesta semana, a nova pesquisa aponta que as regiões Sul e Nordeste foram as que registraram o maior aumento do otimismo em relação à economia ao longo da série histórica. Na região Nordeste, igualmente o índice de confiança bateu a casa dos 50% dos entrevistados.

Quando a pergunta foi sobre a expectativa de melhora do faturamento da empresa nos próximos 12 meses, os entrevistados do Sul do Brasil também registraram o melhor percentual: 55%. No Sudeste, ficou em 51%; no Centro-Oeste, em 48%; no Nordeste, em 52%; e no Norte, 51%.

Também são os empreendedores do Sul os que apresentaram maior índice de respostas afirmativas para a intenção e a contratação de funcionários com 32% das respostas. No Nordeste esse percentual ficou em 26%; no Sudeste, em 26%; no Norte, 22%; e, no Centro-Oeste, 19%.

Segundo o levantamento, os empreendedores percebem que estão mais perto de renegociarem dívidas tributárias com a União e esse pensamento “certamente ficou ainda maior com a derrubada do veto ao Refis das MPEs pelo Congresso Nacional, no último dia 3”, diz o texto do informe que resume a pesquisa. Em junho de 2017, 31% acreditavam na recuperação econômica.

A sondagem mostrou que a avaliação sobre o futuro da economia mostrou-se progressivamente mais otimista na percepção dos empresários que são optantes do Simples Nacional ao longo da série histórica (junho/2017 a março/2018) – alcançando 48% de empresários com expectativa positiva em março/2018, contra 32% em junho/2017.

Ao longo das quatro edições da sondagem, em todas as regiões observou-se um aumento no número de empreendedores otimistas e uma queda no número de pessimistas. Destacam-se também os empresários do ramo da construção civil de todo Brasil, os quais 57% esperam que o cenário melhore nos próximos 12 meses, e para as Empresas de Pequeno Porte (EPPs), mais da metade, 53%, confia na melhora.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).