Você está em:
Postado há . Atualizado há

5 passos para vender bem em períodos de baixo movimento

Para reverter o quadro e atrair mais vendas, é preciso ter um bom planejamento, além de investir em aspectos como qualidade do atendimento, marketing e ações promocionais

Não é de hoje que o comércio enfrenta fases de pouco movimento nas lojas, principalmente nas épocas do ano que não possuem nenhuma data comemorativa importante, como Natal, Dia dos Namorados e Dia das Mães.

Para reverter o quadro e atrair mais vendas, é preciso ter um bom planejamento, além de investir em aspectos como qualidade do atendimento, marketing e ações promocionais. Para Alexandre Lacava, especialista em vendas e negociação, com o foco adequando nos negócios é possível criar oportunidades para manter o fluxo de vendas fora das datas sazonais.

"Os meses de menor movimento são os grandes vilões para os varejistas,mas é preciso se planejar para esse momento. Como qualquer outro setor, é preciso trabalhar com uma margem de precaução para enfrentar esse momento. Essas épocas não são imprevisíveis, pelo contrário, se repetem todos os anos, por isso, é importante se preparar. Além disso, ao contrário do que se acredita, é possível vender bem fora das datas sazonais, com pequenas mudanças e baixo investimento financeiro que podem fazer toda a diferença", explica Lacava.

Para ajudar a reverter a situação e impulsionar as vendas nesses períodos, o especialista elenca cinco passos:

1. Avalie o seu negócio

Para algumas empresas, o momento mais fraco em vendas por ser de reflexão, mudança e melhorias, para checar se estão no caminho certo. "Sempre é preciso faturar, mas esse momento é propício para investir no próprio negócio. Efetuar reformas, manutenções, pensar em organizar promoções, treinamentos para equipe, planejar, pesquisar e desenvolver novos serviços ou produtos, analisar o mercado".

"Nessa hora é possível enxergar o mercado de outra maneira, e é interessante se isso for realizado logo no começo do ano, pois assim será possível pensar melhor nos 12 meses pela frente e criar um planejamento a curto e longo prazo de ações diferentes para atrair mais consumidores e fidelizá-los", explica o especialista.

2. Aposte em marketing de baixo custo

Enquanto a concorrência se assusta com o baixo movimento, é hora de pensar em formas de sair na frente, e umas das alternativas é o marketing de baixo custo. "Crie estratégias para oferecer um ambiente agradável, lance promoções, proporcione mimos para os clientes", sugere.

Para o especialista, uma ótima ideia é criar perfis da loja nas redes sociais e buscar interagir com os clientes através deles, compartilhando novidades, horários de funcionamento, ações internas e promoções. "Assim é possível ampliar a atuação para outros canais, além de entender o perfil de compra de cada cliente e o que pensam sobre cada produto e serviço", diz o especialista.

3. Planeje eventos promocionais

Vale a pena investir, pois qualquer tipo de ação promocional que seja criativa e chame a atenção pode trazer resultados. "Não é preciso gastar o que não tem para trazer mais clientes e engajar a equipe. Faça o que seu bolso permitir, mas faça. Pense em promoções diferentes, brindes, seja original e busque sempre o novo e o melhor que você puder oferecer", ressalta Lacava.

4. Aposte em liquidações

Qual cliente não gosta de uma boa promoção? Criar ofertas pode ajudar a aumentar as vendas, mas elas não podem durar por períodos muito longos. "Uma boa ideia é aproveitar os períodos que antecedem as datas que movimentam mais o mercado. Busque divulgar com certa antecedência quando as liquidações acontecerão".

Se você apostou em um página no Facebook, é um ótimo canal para anunciar as promoções. "Quanto mais pessoas estiverem cientes, melhor para a sua loja e para os próximos períodos também. Você precisa se preparar o momento das 'vacas magras' com um planejamento estratégico bem alinhado, para ter sucesso nas ações promocionais. Levante os custos de suas promoções e os benefícios, e veja se aquela ação valerá a pena para aquele momento da sua empresa", alerta.

5. Valorize o atendimento pessoal

O atendimento de qualidade fará toda a diferença para o sucesso do seu negócio. "Atender bem o cliente é fundamental, porque mesmo hoje em dia o boca a boca ainda é algo muito valioso, e que pode ser feito nas redes sociais. A diversidade de perfis é imensa e o vendedor precisa saber como atender da melhor forma cada cliente, e como atender cada necessidade. Ele deve entender o gosto pessoal do cliente e ajudá-lo da melhor forma possível O bom vendedor deve fugir do velho estereótipo de que quer somente vender a qualquer custo", avalia o especialista.

Também é importante manter as mesmas técnicas de vendas usadas nas épocas de maior movimento, ou pelo menos o mais próximo possível. "O cliente com certeza irá lembrar como foi o atendimento na sua loja em todas as vezes em que ele esteve nela. Essa será uma boa forma de atrair ainda mais clientes, ou, quem sabe, parcerias duradouras", finaliza.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

CompartilheNas redes sociais