Você está em:
Postado há . Atualizado há

Entenda por que investir em franquias é uma boa opção

Empreender por meio de franquias é algo que entrega muitas vantagens ao investidor; conheça os principais benefícios de trabalhar com uma rede

De acordo com informações divulgadas pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) no mês de agosto, o setor de franquias conseguiu registrar um aumento de 6,8% no faturamento no primeiro trimestre de 2017, quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Para o diretor executivo comercial da Equipo Consultoria, Luiz Godoy, o atual momento do Brasil é muito bom para quem deseja empreender, visto que o País pode estar próximo de um avanço na economia. "Para abrir um negócio, a dica é conciliar conhecimento e gosto pelo que faz", afirma o especialista. Saiba quais são as principais vantagens de investir em franquias :

1) Marcas já consolidadas

Consolidar uma marca no mercado não é uma das tarefas mais fáceis, portanto, pode ser uma boa opção escolher uma marca que já tem conseguiu espaço entre os consumidores que você deseja atingir. "Conquistar a confiança dos consumidores e ser sinônimo de qualidade requer muito investimento e também pode demorar um tempo considerável", diz Douglas Paiva, fundador da Pure Pilates.

Fazendo a escolha por uma franquia, você já tem esse valor agregado ao negócio. "São riscos menores e mais chances de obter sucesso", comenta Felipe Carvalho, gerente de marketing da Wayne's Burger Star, rede de hamburguerias. "Com uma marca já consolidada e formatada no mercado o empreendedor não tem que percorrer um caminho de investimento e de tempo para que o serviço seja compreendido pelo consumidor", refoçando a opinião de Paiva.

2) Redução de custos e investimentos mais baixos

De acordo com Fernanda Ribeiro, sócia-fundadora da marca Cosmetic Green, empresa especializada em cosméticos, estética e beleza, um dos diferenciais para quem deseja empreender com franquias é a possibilidade de fazer um investimento mais baixo. No caso da Cosmetic Green, por exemplo, o franqueado pode começar a vender as principais marcas de cosméticos do mercado através de uma loja virtual com um pagamento inicial de R$ 450.

"Optamos por essa estratégia justamente pelo cenário econômico do país e a grande ascensão dos negócios digitais. Damos a possibilidade de pessoas interessadas iniciarem seu próprio negócio com baixíssimo investimento", explica Fernanda.

Segundo Geílson Silveira, CEO e fundador da rede de clínicas populares Docctor Med, o franqueador consegue melhores preços de materiais em grandes quantidades quando trabalha com fornecedores que já estão estabelecidos no mercado.

3) Suporte e capacitação

Quando o investidor escolhe uma empresa para franquear, ele costuma receber todo o conhecimento necessário por meio de capacitações e treinamentos aplicados aos franqueados da marca. "São vários módulos de treinamentos e capacitações constantes, sejam presenciais ou a distância para que os franqueados profissionalizem na gestão e operação do novo negócio", diz Marcus Vinícios, sócio da Tomatzo, rede de comida caseira. A Tomatzo, inclusive, trabalha com um modelo de escola online para oferecer capacitação em todos os níveis profissionais da rede.

A franquia de intercâmbios World Study é outra das redes que têm essa preocupação com a capacitação dos franqueados. Para que cada colaborador esteja preparado para aconselhar de fato um aluno, a empresa promove dois Workshops de Programas a cada ano.

"Neste evento, reunimos os advisers de todas as unidades e os representantes das escolas internacionais, que são nossas parceiras, para um grande treinamento", afirma Marcelo Cansini, fundador da rede "Desta forma, os nossos colaboradores são preparados de acordo com a organização educacional e os trâmites operacionais de cada escola", completa.

4) Menores riscos

Henrique Mol, fundador da Fórmula Pizzaria, considera que, quando falamos sobre franquias, trabalhamos com uma transferência de nohow. "O modelo de franquia faz com que caía drasticamente os riscos do negócio não dar certo e é interessante porque conseguimos replicar aquilo que tem dado certo e não repetir erros", define.

Por ter menos chances de errar, o franqueado tem como base um negócio já formatado e com um histórico de sucesso, segundo Francisco Tramujas, gestor da franquia Cooper Kap, de tapetes e capachos.

5) Taxa de mortalidade

Fundador da Conserta Smart – rede de assistência técnica para smartphones e tablets –, Felipe Marchese lembra que as franquias têm uma taxa de mortalidade inferior quando comparadas às empresas que não trabalham neste modelo.

"Segundo o Sebrae, a taxa de mortalidade de franquias é bem menor do que uma empresa comum. É importante também a força de fazer parte de um grupo, conseguindo assim descontos e benefícios por fazer parte um faturamento maior, muito diferente do que se fosse empreender sozinho", diz Marchese.

6) Três pilares

Já Elaine Passarella, Head of Franchising, da rede Balão da Informática, acreditar que abrir uma franquia seja fazer uma união com três pilares. "A pessoa vai ter uma marca conhecida, na qual colocaram todo investimento de publicidade na marca, você não vai iniciar uma marca do zero, vai ter todo suporte administrativo e comercial", diz Elaine. "Uma pessoa sozinha teria que gastar muito em publicidade, uma rede de franquia consegue pensar toda uma estratégia para o franqueado", completa a especialista.

Outro pofissional que acredita na estrutura oferecida por uma franqueadora é o empresário Marlon Wanderlich. Junto com seus irmãos, ele criou a Buddys, uma escola de robótica voltada para crianças e adolescentes. "Ter processos é indispensável para uma operação de sucesso, para conseguir um status e um respeito, leva muito tempo", diz Wanderlich. "Esse é o diferencial da franquia, porque ela entrega todos os processos para o franqueado", acrescenta o empreendedor.

Além disso, ele também pontuou que as pessoas são muito importantes para os negócios. "Para uma empresa dar certo, é difícil, com um time competente, já é um diferencial para alcançar o sucesso", finalizou.

Entenda melhor

Se você deseja empreender investindo em franquias, é bom estar preparado. Existem alguns cursos que podem ajudar a se dar bem nos negócios, como o Empreendedor Completo, do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac). Com 64 horas de duração, o curso é dividido em financeiro, marketing, plano de negócios e empreendedorismo . Confira informações sobre esse e outros cursos clicando aqui .


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

CompartilheNas redes sociais