Você está em:
Postado há . Atualizado há

Confira cinco dicas para separar os gastos pessoais das finanças da empresa

Segundo coach financeira, microempreendedor pode adotar algumas medidas simples para manter os dois orçamentos de forma organizada

Um dos principais desafios do microempreendedor é separar as finanças da empresa das pessoais. O acesso ao caixa a qualquer momento é, em muitos casos, um convite para fazer retiradas frequentes e atender às necessidades individuais ou da família. A prática, no entanto, é perigosa e pode trazer quedas significativas no desempenho financeiro da empresa, colocando em risco seu funcionamento.

Uma das dicas para manter as finanças em dia é separas as contas bancárias pessoais e empresariais

De acordo com Dora Ramos, coach financeira e diretora da Fharos Contabilidade e Gestão Empresarial, o microempreendedor pode seguir dicas simples para administrar as finanças de pessoa física e jurídica de forma organizada. Os conselhos vão desde a separação do dinheiro em contas separadas até a utilização de ferramentas para facilitar o controle.

Contas bancárias separadas

A dica parece óbvia, mas ainda existem diversos empresários que não a seguem. Separar cartões de crédito, débito e extratos é fundamental para controlas as despesas. Muitos acreditam que, ao adotar a medida, os custos vão aumentar, mas muitos bancos oferecem serviços gratuitos e diferentes pacotes de tarifas. Um deles, certamente, atenderá as expectativas da sua empresa.

"Pró-labore"

Em vez de usar o dinheiro da empresa para cobrir despesas próprias, estabeleça um salário para si, asism como para seus funcionários. É possível definir um salário fixo e um bônus de premiação para receber quando a empresa faturar mais ou cumprir metas. Dessa forma, é possível garantir uma renda mínima em momentos mais difíceis e ganhar uma recompensa quando os negócios crescerem.

Ferramentas podem ajudar

Apesar de ainda serem muito utilizadas, as planilham podem não ser a melhor opção para controlar o orçamento de empresas. Atualmente, algumas soluções organizam dados de forma mais simples e permitem um controle maior de suas finanças. As opções vão desde aplicativos para smartphones até programas mais avançados para computador. De acordo com Dora, a mudança pode trazer benefícios para a empresa em curto prazo.

Reservas

Aproveite os momentos de alto faturamento para evitar o aumento de retiradas do caixa da empresa ou ficar sem dinheiro para as contas pessoais nos momentos de crise. Segundo a coach financeira, as reservas são essenciais para os empresários que desejam manter os dois orçamentos em dia.

Busque aliados

É importante manter-se informado sobre todas as mudanças envolvidas no ramo de atuação da empresa. Um contador pode ser um bom parceiro para identificar oportunidades, além de ajudar a organizar as finanças do seu negócio.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).