Você está em:
Postado há . Atualizado há

Vai contratar um freelancer? Confira dicas para evitar problemas

Ao procurar um freelancer para contratar, detalhe sua proposta e deixe claro aquilo que você está buscando e quais tarefas devem ser desenvolvidas

Contratar um freelancer nem sempre é uma missão das mais simples. A tarefa vem acompanhada de uma algumas incertezas – principalmente por ser uma modalidade de trabalho ainda nova em algumas áreas, o que acaba gerando diversas dúvidas do que deve ser levado em conta no momento da contratação.

Pensando na situação de pessoas que precisam contrar um freelancer ainda não sabem muito bem como escolher, a Workana, plataforma de trabalho freelance, levantou algumas orientações. Confira:

1) Revise as propostas

Ao receber as propostas, você deve avaliá-las com cuidado e selecionar quais se ajustam mais ao seu orçamento. Além disso, também é preciso ver o tempo disponível para conclusão do projeto e analisar o perfil do profissional, suas principais habilidades e referências. A análise em conjunto desses itens ajudam bastante na seleção das melhores propostas para seu projeto.

2) Não confie demais

Mesmo que as novas plataformas de trabalho freelance ofereçam segurança, fique atento se um profissional pedir um pagamento adiantado de maneira a infringir as políticas do site. Você não terá garantia para trabalhar e poderá acabar sendo vítima de um usuário de má fé.

3) O trabalho será uma parceria

Quando você contrata profissionais para um trabalho específico, você será entrevistador e líder de equipe. O profissional freelance não será mais um funcionário da sua empresa, e sim um parceiro do seu negócio. Se você conseguir vê-lo desta maneira, terá um ótimo profissional cheio de autonomia e boas ideias, disposto a contribuir positivamente com o crescimento do seu negócio.

4) Confira a habilidade de comunicação

Escolher um profissional com uma metodologia clara de trabalho e que ofereça feedbacks diários sobre o trabalho em desenvolvimento é muito importante e fará toda a diferença no resultado final do projeto. Fora isso, o tempo de resposta dos freelas também é um fator que influencia nessa escolha. Um profissional que responde rápido seus contatos e está sempre disposto a conversar sobre sua proposta, tirar dúvidas e fazer ajustes passa mais confiança e, geralmente, não trará problemas em relação a falta de comunicação no desenvolvimento do projeto.

5) Detalhe a sua necessidade

Ao procurar um freelancer para contrarar, detalhe sua proposta e deixe claro aquilo que você está buscando, quais tarefas devem ser desenvolvidas e, se possível, dê exemplos do que está imaginando em seu projeto. Assim, você já oferece todas as informações necessárias para o profissional fazer o orçamento, economizando tempo, e ainda já recebe propostas mais direcionadas, de profissionais mais adequados ao que você precisa.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).