Você está em:
Postado há . Atualizado há

Confira 10 dicas para alavancar o crescimento de sua empresa

Cada vez é mais comum empreendedores investirem em startups para realizar o sonho de ter o próprio negócio. Normalmente, são empresas da área de tecnologia, com donos que têm sede de inovação e pouquíssimo medo de arriscar. A ABStartups, um

Cada vez é mais comum empreendedores investirem em startups para realizar o sonho de ter o próprio negócio. Normalmente, são empresas da área de tecnologia, com donos que têm sede de inovação e pouquíssimo medo de arriscar. A ABStartups, uma associação do setor, estima-se que em 2015, tenham surgido 1000 empresas de tecnologia com alto potencial de crescimento, 30% mais do que em 2014.

O volume de recursos investidos em startups no país vem crescendo 30% ao ano desde 2011 — em cinco anos, superou 1,3 bilhão de dólares, de acordo com números divulgados pela associação de fundos com atuação na América Latina, a Lavca. A partir daí o mercado vem crescendo cada vez mais no mundo todo e, novamente, o Brasil se mostra líder na abertura de novas empresas, de acordo com um ranking divulgado pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em 2015.

Empresas como Uber, Snapchat, Spotify, Buscapé e Sambatech, que são companhias que começaram pequenas e cresceram muito e ainda aumentam seus números de faturamento e, dominam hoje o mercado de Startups. Utilize essas empresas como inspiração e confira aqui algumas dicas para motivar o seu dia a dia de trabalho e crescer com eficiência!

Se inspire em outros empreendedores: pesquise histórias de empreendedores e empresas e descubra o que fazer e o que não fazer. Confira aqui a trajetória de diversas startups que, hoje estão em ótimas posições no mercado.

Mantenha-se atualizado: conhecimento nunca é demais. Estude sua ideia, seu mercado e, principalmente, sua concorrência. Tenha em mente o que você precisará fazer para que seu produto/serviço se torne um diferencial!

Planejamento financeiro: controle seu fluxo de caixa e capital de giro. Preste atenção no seu faturamento e nos seus gastos e investimentos.

Capacite sua equipe: uma boa equipe é a chave para a venda do seu produto/serviço, e eles estarão junto com você e irão te ajudar a crescer. Busque treinamentos e cursos para seus colaboradores.

Aprenda com seus erros: errar é humano, mas jamais persista no seu erro e muito menos desista por conta dele. Saiba usar as falhas a seu favor e cresça com elas.

Evolua sempre: muitas empresas utilizam ideias já existentes, porém melhoradas, e assim se sobressaem no mercado, por isso busque sempre inovar e evoluir seu modelo de negócio.

Modelo repetível: saiba entregar o mesmo produto para diversos clientes sem a necessidade de realizar mudanças que levariam muito tempo de entrega, apenas personalizando o necessário.

Escalável: essa é a chave do negócio: cresça cada vez mais gerando mais lucros e deixando os gastos estáveis.

Pense grande: você, empreendedor, tem um mercado gigante e que não para de crescer, por isso não se limite, inove e atraia investidores. Estude muito bem seu discurso.

Networking: busque aceleradoras para ajudar no crescimento e lançamento do seu negócio. Outra opção também são os coworkings (saiba mais sobre esse conceito), e trabalhe junto com pessoas que estão passando pelas mesmas fases e situações que as suas.

De acordo com instituições financeiras consultadas pelo Banco Central, a economia brasileira terá crescimento de 1,23% em 2017, movimentando também o comércio e trazendo boas oportunidades para pequenas e médias empresas. Aproveite nossas dicas e cresça junto!


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).