Você está em:
Postado há . Atualizado há

Afif destaca importância de livre comércio para pequenos negócios

Presidente do Sebrae diz que acordo com Argentina deve estimular iniciativas com outros países

O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, destacou nesta segunda-feira (28/11) a importância de acordos de livre comércio para estimular o desenvolvimento de pequenos negócios.

Para Afif, o acordo fechado recentemente com a Argentina é o primeiro passo para que ocorram negociações com outros países, inicialmente na América do Sul, e posteriormente para nações como o Líbano, onde também há grande concentração de pequenos negócios.

Em outubro, os presidentes do Brasil, Michel Temer, e da Argentina, Maurício Macri, assinaram acordos bilaterais para eliminar barreiras e incentivar a atuação de micro e pequenas empresas na integração entre os países.

Nesta segunda-feira, Afif participou do painel “As Oportunidades de Investimento na América Latina”, no evento Potencial da Diáspora Libanesa, realizado em São Paulo. “Quando se fala em comércio internacional, apenas o big business é citado. Mas o small business representa a imensa maioria dos negócios”, ressaltou o presidente do Sebrae.

Afif disse que as primeiras tratativas para o acordo bilateral com a Argentina foram realizadas por meio de laços com amigos de origem libanesa que vivem no país vizinho. Para ele, a identidade cultural pode ajudar a estreitar laços comerciais, como no caso das comunidades libanesas existentes ao redor do mundo. Ele citou o setor de turismo como um dos mais promissores para ampliar a relação comercial com o Líbano.

O painel contou com a participação de Jorge Anis Chocair (vice-ministro da Pesca do Chile), Flávio Amary (presidente do Secovi), Julio Made (fundador e CEO da Lenor, da Argentina), Andrea Chama (especialista em inovação), Alberto Cheker (diretor da Cempler, do Uruguai) e Amal Kabalan (fundador e presidente da ONG Afifa, da Argentina), com mediação da jornalista Sonia Racy.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).