Você está em:
Postado há . Atualizado há

A importância do líder em momentos de crise

Durante tempos difíceis, um bom líder deve ser empático, resiliente e comprometido

É do senso comum afirmar que oportunidades surgem em tempos de crise, embora a maioria das pessoas não saiba como isso acontece. Para o administrador, professor e coach, Fabiano Goldacker, uma das formas mais importantes para que as empresas transformem crise em oportunidade é mantendo-se fiel à qualidade do seu produto ou serviço e ao seu mercado.

Isso significa, por exemplo, não baixar a qualidade do produto vendido ou do serviço prestado com o objetivo de diminuir custos para aumentar a produtividade e os resultados. “É papel do líder não permitir isso”, destaca Goldacker. À liderança, segundo o especialista, cabe a inestimável função de fazer ajustes nos processos internos para as reduções de custos necessárias, sem interferência na qualidade do que é oferecido.

Goldacker enumera algumas características que devem ser cultivadas nos líderes em tempos de crise:

Empatia: além de ter empatia para com as pessoas, o líder deve gerar empatia nas pessoas à medida que elas se identificam com o seu propósito dentro da organização;

Resiliência: o líder precisa entender que adaptações e flexibilidade são necessárias em momentos turbulentos. E deve garantir que a equipe também perceba a importância de ser resiliente;

Comprometimento: o líder precisa mostrar que a sua entrega e seu comprometimento são ainda maiores nos momentos de crise. Assim, acaba dando exemplo positivo para que as demais pessoas se comprometam ainda mais.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).