Você está em:
Postado há . Atualizado há

Como atrair talentos para uma empresa familiar?

Estratégias para atrair talentos para uma empresa familiar

A empresa familiar deve sempre ter em perspectiva que o mercado não perdoa. O mercado não quer saber se a empresa é familiar ou não, mas os clientes querem ter bons produtos e serviços a preço justo.

Uma empresa profissionalizada, onde o principal vetor é a adoção de processos profissionalizados, e não uma “administração doméstica”, é o que faz a empresa performar acima da média, e esta é a condição necessária, ainda que não suficiente, para atrair talentos.

É importante ter em mente que, para atrair, motivar e reter profissionais competentes, é necessário ter pessoas comprometidas com o propósito da empresa. As promessas que às vezes se espalham pelas paredes das empresas, como “pessoas são o nosso principal ativo”, “estratégias seguem as pessoas”, devem necessariamente assegurar investimento de tempo e recursos em busca do talento superior.

Profissionais precisam ser ao mesmo tempo competentes e comprometidos, independentemente de a estrutura de controle ser familiar ou não. Profissionais competentes têm os atributos funcionais e comportamentais para hoje e para as necessidades do negócio do amanhã. Profissionais comprometidos conseguem ter atributos cotidiana e regularmente, e de forma previsível.

Líderes empresariais que avaliam regularmente suas empresas, de como atrair e manter talentos, sempre buscam processos de alta performance. Assegurar profissionais competentes se origina de líderes que compram (compram um novo talento), desenvolvem (desenvolvem talentos existentes), emprestam (líderes que criam alianças e parcerias), removem (têm uma avaliação constante de quem não performa), retêm (retêm o melhor talento). Este sistema certamente garante os aspectos da agregação funcional.

Já para assegurar o comprometimento, é necessário que os líderes desenvolvam um sentido de propósito para os profissionais o terem como catalizador de suas contribuições e de sua liga com a companhia. Esse aspecto, além de melhorar a performance, acaba retendo os principais bons talentos.

Reter talentos significa o mesmo que guardar riquezas para serem investidas no presente, no futuro, para o melhor de todos. Perder talentos significa ser roubado, perder capacidade de ataque e crescimento no mercado.

As pesquisas de clima, muitas vezes podem ajudar a tirar a pulsação e o status da empresa na sua pegada, como empresa que atrai, retém ou expulsa talento.

Famílias empresarias que desenvolvem ambas as frentes – competência e comprometimento –, asseguram perpetuidade, crescimento e performance acima da média.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).