Você está em:
Postado há . Atualizado há

Planeje sua vida profissional

Antes de optar por uma pós-graduação é preciso traçar objetivos profissionais claros

Planeje sua vida profissional

Antes de optar por uma pós-graduação é preciso traçar objetivos profissionais claros

Quem sai da graduação comumente tem dúvidas quanto à continuidade imediata dos estudos: devo partir direto para uma pós-graduação? Para o master coach Fabiano Zanzin, da Concept Educação Empresarial, a resposta é não. Para ele, o mais importante após uma graduação é adquirir experiência de mercado.

"O que te estabelece no mercado não é o currículo, mas o que você sabe fazer com ele. Eu penso que, saiu da graduação, vai para o mercado trabalhar, adquirir experiência. Definir a sua rota, aonde você quer chegar e, aí sim, tomar uma decisão mais assertiva", justifica. As exceções seriam as áreas acadêmicas, que exigem títulos e, por isso, o profissional que anseia pela docência não deve perder tempo.

"Pouquíssimas áreas exigem que o profissional saia da graduação e parta para uma pós, docência, medicina, mas para a maioria dos cursos eu entendo que o momento seja um pouquinho depois", explica.

Isso não significa, porém, que o valor de uma pós-graduação deva ser menosprezado. Pelo contrário. O que não se deve fazer é escolher uma pós-graduação apenas como título ou, ainda, para se estabelecer no mercado, na visão de Zanzin.

"Claro que uma pós vai te diferenciar, gerar um fator competitivo, mas, por si só, ela não te estabelece", alerta. Ele diz que o mais difícil para os profissionais é traçar objetivos claros para a carreira. "Muitas pessoas me perguntam ‘qual pós eu devo fazer?’ e eu respondo com outra pergunta ‘aonde você quer chegar?’, porque se você não souber o destino fica difícil traçar a rota", orienta.

A master coach Gislene Isquierdo, da Acordar Desenvolvimento Humano, destaca que a escolha da pós-graduação deve estar ligada ao que o profissional pretende fazer no futuro próximo.

"Quando você descobre qual objetivo quer alcançar, eu gosto de usar a metáfora de um quebra-cabeça: cada peça é estratégica para a minha carreira. Conhecimento sempre agrega, mas é uma peça estratégica? Esse primeiro passo, essa clareza, é o mais difícil para as pessoas", acredita Gislene.

Uma sugestão da coach é tentar se imaginar dentro de cinco anos, extremamente realizado profissionalmente, e pensar em que atividade te traria essa sensação de realização. "Os verbos são ‘ser’, ‘fazer’ e ‘ter’. O problema é que as pessoas querem ‘ter’ primeiro", aponta.

Ela concorda que o momento certo de fazer uma pós-graduação varia entre profissionais. Quem sai da graduação empregado, por exemplo, talvez deva esperar e ganhar mais experiência. Também é preciso estar atento às demandas do mercado para a área de atuação.

"Continuar estudando, seja fazendo pós-graduação, estudando fora do Brasil, é muito importante. Ou você cresce como profissional ou você definha, ainda mais hoje, com a velocidade de informação", destaca a coach.

Daiane Lucas, gerente de recursos humanos da Admita RH, concorda. Ela diz que as empresas entendem as pós-graduações e cursos como interesse do profissional em se manter atualizado, o que conta muito em um processo de seleção. Para ela, não existem áreas em que a busca por conhecimento seja menos valorizada.

"Se formos pensar na área da tecnologia, tem que estar totalmente atualizado; em saúde, tem novidades todos os dias; não vejo uma área em que a educação continuada seja mais exigida", afirma. Ela comenta que momentos de crise econômica, como o atual, servem para as empresas reverem suas prioridades e, nesse processo, os profissionais qualificados saem ganhando.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).