Você está em:
Postado há . Atualizado há

Investimento em auditoria pode recuperar fluxo de caixa

Para especialista, ainda que a estrutura empresarial seja pequena, investimento em auditoria contábil traz benefícios claros. Processo é ainda mais importante em tempos de crise.

“Uma empresa de pequeno porte costuma ter estrutura enxuta e controles mais simplificados”, explica a diretora de firmas de auditoria de pequeno e médio portes do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), Monica Foerster. “Deve-se ter cautela, uma vez que isso pode levar a descontroles na gestão do negócio. A partir do trabalho do auditor independente, é possível entender processos e controles internos e avaliá-los, além de validar operações”.

O trabalho de auditoria engloba, usualmente, análise sobre diferentes rotinas da empresa, como vendas, compras, controle de caixa, estoques, custo e financiamentos. Nos controles internos, podem ser identificadas falhas, retrabalhos e, até mesmo, rotinas passíveis de otimização ou melhoria. “Nas operações propriamente ditas, podem ser identificadas inconsistências nas informações, bem como falhas e atrasos em pagamentos e recebimentos”, exemplifica Foerster.

Segundo ela, até mesmo o risco de fraudes pode vir a ser identificado pelos auditores. Em empresas de pequeno e médio porte, o controle do capital e do numerário deve ser feito com maior cuidado, pois uma movimentação financeira equivocada pode ocasionar grandes perdas. “Esses são riscos que impactam diretamente na gestão da empresa, uma vez que informações contábeis e financeiras costumam ser utilizadas nos processos decisórios. A auditoria permite identificar cálculos incorretos (por exemplo, dos custos), apurações inconsistentes (como de impostos) e possíveis erros”, aponta.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).