Você está em:
Postado há . Atualizado há

5 dicas para tirar sua empresa do vermelho

Em tempos de crise, especialista aponta maneiras para melhorar a eficiência dos negócios em 2016

A crise já não é mais novidade para ninguém. No entanto, as maneiras de dribla-la e superá-la se mostram cada vez mais criativas e inovadoras. Segundo Samuel Lopes, consultor e sócio da TIEX, empresa de gestão e consultoria corporativa, o segredo é aprender com os erros, e mesmo no meio do furacão, saber questionar as atitudes tomadas para cravar sucesso no futuro.

"Reduções de custos e controles podem gerar receita extra e serem reinvestidas no negócio, via novos produtos ou serviços, treinamento e desenvolvimento de pessoal, bonificações e incentivos enfim, no crescimento da empresa e até, por que não, na maior lucratividade dos acionistas?"diz Samuel Lopes.

Segundo o especialista, antes de realizar qualquer ação mais brusca, é necessário refletir: O que realmente importa? O que efetivamente deve-se rever para sair "de pé" da crise e mais fortalecido?

Veja abaixo as cinco dicas do especialista para ajudar na recuperação das empresas no ano que vem:

1. Plano efetivo

Antes de qualquer coisa é necessário elaborar um planejamento financeiro/estratégico que tenha uma análise do passado e do presente, assim como uma projeção do futuro. É importante lembrar que esta projeção tem que ser muito bem desenhada, considerando, por exemplo, as dificuldades atuais do mercado.

2. Acompanhamento mensal

Para a obtenção de melhores resultados é necessário a viabilização de um acompanhamento mensal a partir do qual os gestores poderão ter percepção de suas necessidades para a tomada das melhores decisões possíveis. Qualquer desvio deve ser apontado e discutido. O redesenho dos processos internos e otimizações tecnológicas pode ser muito efetivo.

3. Cortes menos impactantes

Deve-se saber onde é possível cortar sem interferir nos negócios. A negociação de contratos com fornecedores, seguradoras e bancos é primordial. Outra oportunidade pouco visitada é a de venda de ativos que fogem ao “core business". Ás vezes, as empresas entram em um mercado que possuem pouco conhecimento e acabam gastando recursos onde não tem experiência.

4. Planejamento Tributário

O planejamento fiscal é crucial para qualquer companhia independente do seu porte. A falta de planejamento fiscal, falta de acompanhamento às mudanças legislativas e falta de controle nos cálculose pagamentos de tributos que tem potencial para gerar um dos maiores custos ocultos de uma empresa.

5. Aprendizado

Momento de crise é um momento de se conhecer melhor, de pensar muito e de se ter resiliência. Se hoje, com a crise, estamos conseguindo renegociar contratos, minimizar custos administrativos, redesenhar processos para que se tornem mais efetivos, pagar menos impostos com um planejamento adequado, por que não fazíamos antes?


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).