Você está em:
Postado há . Atualizado há

Como funcionam os programas de trainee?

Será que um Programa de Trainee é uma boa opção para seu negócio? Descubra aqui!

Alta remuneração, possibilidade de começar uma carreira já no topo da pirâmide, vasta experiência e indispensável networking adquirido durante o processo: para os estudantes, um sonho de vida; para os empreendedores, a chance de garimpar jovens diferenciados, proativos, com alto potencial de desenvolvimento, espírito de liderança, orientação nata para resultados e com intensa energia competitiva. Os programas de trainee são essenciais para os jovens bacharéis e ainda mais para as empresas, especialmente em um momento em que não basta ter dados, é preciso de mentes pensantes, capazes de transformar obstáculos em oportunidades.

Hoje você irá descobrir o que é um programa de trainee, como funciona seu recrutamento e no que esses jovens aspirantes a executivos podem mudar a história de uma empresa!

O que são os Programas de Trainee?

OS PROGRAMAS DE TRAINEE SÃO AS PONTES QUE LIGAM JOVENS PROMISSORES E CARGOS ESTRATÉGICOS NAS EMPRESAS.

O objetivo é recrutar, desenvolver e reter “mentes brilhantes” e com notável capacidade gerencial para assumir posições estratégicas no futuro. A remuneração de um trainee circula em torno de R$ 5 mil, o que pode parecer alto para um profissional sem experiência. Entretanto, se levarmos em conta que a empresa estará colocando dentro de sua dinâmica profissionais diferenciados e com potencial retorno de escala exponencial, os valores são até bastante discretos.

Vale lembrar que o perfil exigido dos trainees costuma ser o de jovem (22-30 anos) com domínio de pelo menos 1 idioma (além do inglês), bons cursos de capacitação no currículo (muitos já chegam à empresa com vivência no exterior) e, de preferência, graduado em uma universidade de ponta (embora isso não seja preponderante, atualmente).

Não viva em terreno de galinhas se quiser aprender a voar!

Essa máxima vale tanto para os empreendedores quanto para os jovens que pretendem construir uma carreira de sucesso. Para ser o melhor é preciso estar entre os melhores e, no caso da empresa, ter os melhores em sua equipe. Assim, existem diversos benefícios de elaborar um programa de trainee:

  • Recrutar e treinar profissionais sem vícios e com extrema energia para alcance de resultados;
  • Trazer para dentro de sua empresa os melhores talentos do mercado;
  • Preenchimento de vagas futuras com profissionais já treinados;
  • Mostrar-se ao mercado como uma empresa proativa, dinâmica e comprometida com a sociedade.

Ok, mas há alguma desvantagem em contratar trainees? Depende do perfil e dos objetivos de sua empresa. A alta remuneração desse tipo de profissional pode ser, por exemplo, um entrave difícil de ser contornado. Outro problema é uma possível resistência contra a esses jovens, por parte de funcionários que trabalham há muitos anos na empresa (sensação de desprestígio). Assim, antes de implementar um programa como esse, é necessário caprichar na comunicação com sua equipe para não provocar desequilíbrios no clima organizacional.

Como são as etapas de um Programa de Trainee?

Você já ouviu falar nas peneiras feitas em clubes de futebol, realizadas diariamente com o objetivo de encontrar as “joias” do futuro? Pois assim como nesses testes, vez por outra, descobrem-se grandes craques para o futebol mundial, um processo seletivo bem feito para trainee certamente irá agregar à sua equipe profissionais de raro talento. Os programas costumam ter de 5 a 7 etapas, dentre das quais, vale a pena destacar:

1) Inscrição: avaliação do perfil do candidato, considerando quesitos básicos para o posto, tal como currículo, cursos realizados, vivência no exterior, fluência em língua estrangeira, etc.

2) Avaliações on-line: testes prévios de inglês e, às vezes, de português.

3) Dinâmicas de grupo: um dos mais importantes filtros para mensurar a postura social e capacidade técnica de um aspirante a trainee. Essa etapa costuma ser formada por uma fase inicial, na qual os candidatos se apresentam, seguida, de discussões em grupo sobre cases e problemas a serem resolvidos. Personalidade, capacidade de trabalho em equipe, criatividade e comunicação são muito observados neste momento do processo.

4) Prova oral de inglês: avaliação da capacidade de comunicação em língua inglesa e nível de complexidade do raciocínio em língua estrangeira.

5) Painel de negócios: em geral, é a primeira etapa em que os candidatos serão observados pelos diretores. Um case ainda mais complexo lhes serão apresentados, com tempo limitado para solução.

6) Entrevista (com diretores): muitas vezes, essa fase entra como critério de desempate. Aqui será observado o nível de consciência do candidato acerca da organização, do mercado, bem como das funções que irá exercer.

Qual a diferença entre estágio e trainee?

A diferença fundamental entre um programa de estágio e um de trainee é que, ao final deste último, o profissional estará pronto para assumir um cargo de liderança. Na verdade, estamos falando de jovens em momentos diferentes, buscando alvos absolutamente distintos, sob formatos de relação com a empresa bastante específicos. As principais diferenças entre estágio e trainee são:

- Objetivo:

O objetivo de um programa de estágio é o de ensinar o estudante a “trabalhar”, enquanto um trainee é ensinado a gerenciar uma empresa.

- Perfis buscados:

As empresas costumam dar preferência para estagiários que estão em seus primeiros anos de faculdade, para auxiliarem na realização de tarefas burocráticas e de baixo grau de complexidade. Já os programas de trainee costumam centralizar-se em jovens recém-formados (há até 3 anos) ou em ano de graduação; estão, portanto, mais maduros para entrarem em um período de “imersão gerencial”.

- Tarefas a serem exercidas:

No estágio, as atribuições podem mais simples, geralmente como suporte à area em que são contratados; já o trainee irá “rodar” (job rotation) por diversas áreas da organização, para conhecer a empresa de forma integral e desenvolver atividades de extrema complexidade (caráter decisorial).

- Base legal:

O estágio é regulado pela Lei 11.788/2008; os programas de trainee, pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

- Tempo de programa:

A lei de estágio limita do tempo de aprendizado em um mesmo órgão ou empresa por até 2 anos (exceto quando se tratar de portador de deficiência), diferentemente do trainee, que irá aprofundar seus conhecimentos na empresa por um prazo que varia de 6 meses a 4 anos (quanto maior o nível de responsabilidade pretendido pela empresa a ele, mais longo é o programa).

Ok, já entendi a diferença. Mas como saber se minha empresa está pronta para contratar esse tipo de profissional?

Se sua empresa está em processo de crescimento rápido, talvez você precise pensar na possibilidade de ter à disposição, em breve, profissionais capacitados para gerenciar novos departamentos, coordenar projetos que ainda estão para nascer ou supervisionar o desenvolvimento de novos produtos.

Tanto no recrutamento quanto durante o programa, as virtudes que mais costumam ser levadas em consideração com relação a esses jovens são:

  • Liderança;
  • Capacidade de comunicação;
  • Criatividade;
  • Empreendedorismo;
  • Flexibilidade
  • Foco em resultados;
  • Capacidade de solução de problemas;
  • Visão estratégica;
  • Visão de negócios de forma ampla;
  • Proatividade;
  • Habilidade para trabalhar em equipe.

Quais atribuições devo passar para um trainee?

Todas as de caráter gerencial! Melhor ainda se forem em formato de projeto, com início e fim. Mas para não deixar meio solto, vamos pincelar apenas alguns exemplos:

1) Vendas

  • Controle de processo de vendas;
  • Elaboração de estratégias de negócio;

2) Jurídico

  • Elaboração e análise de contratos;
  • Apoio às áreas internas na elaboração de contratos;

3) Marketing

  • Elaboração e análise de pesquisa de mercado;
  • Implementação de estratégias promocionais;

4) Financeiro

  • Gerenciamento das aplicações financeiras;
  • Elaboração de planos de redução de custos;

5) Gestão de Pessoas

  • Formulação de programas de treinamento;
  • Gerenciamento do plano de cargos e salários.

Em muitas companhias, diversos jovens são selecionados para o programa, mas, uma vez dentro da empresa, são avaliados constantemente através de KPIs. Os que não alcançam as metas vão sendo eliminados.

OS APROVADOS AO FINAL DO PROCESSO SÃO INCORPORADOS NA DINÂMICA ESTRUTURAL DA ORGANIZAÇÃO, DESTINADOS ÀS ÁREAS DE OPÇÃO NO INÍCIO DO PROCESSO OU EM DEPARTAMENTOS EM QUE SE DESTACARAM.

Não tenho tempo para dar atenção a trainees!

Os gestores que tutelam trainees durante seus programas de imersão têm a responsabilidade de construir um profissional preparado para lidar com pressões, ter respostas rápidas, coragem no processo decisorial e alto conhecimento sobre a realidade da empresa e do mercado. Assim, não basta colocar um jovem aspirante a executivo dentro da empresa e esperar que ele se torne um Jorge Paulo Lemann por osmose! Supervisão permanente é fundamental!

Na Era da Informação, o capital intelectual se tornou o mais importante ativo de uma organização, o elemento-chave para adquirir vantagem competitiva no mercado. Nesse espectro, os trainees ocupam posição essencial, já que são eles que irão, no futuro, enxergar oportunidades enquanto a concorrência enxergará escuridão. Ou, como nos dizia Maquiavel, “empreendedores são aqueles que entendem que há uma pequena diferença entre obstáculos e oportunidades e são capazes detransformar ambos em vantagem”. Vale a pena elevar o capital intelectual de sua empresa com um programa de recrutamento de trainee!


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).