Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Novembro com mais empregos

Brasil encerra 2009 com até 1,2 milhão de novas vagas

Lupi diz que dezembro terá o melhor eresultado do mês no governo Lula

O Brasil deve encerrar 2009 com a criação de 1,15 milhão a 1,20 milhão de empregos, segundo declarou ontem o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi. No mês de dezembro, segundo ele, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) pode registrar o resultado para o fechamento de vagas anual da história: entre 200 mil e 250 mil.

O ministro disse que será o melhor Caged de dezembro do governo Lula.

Em novembro, a abertura de 246.695 postos de trabalho com carteira assinada foi recorde para o mês, marcando a décima alta seguida do resultado. No mês passado, 1.413.043 trabalhadores foram admitidos e 1.166.348, demitidos.

Estabilidade O ministro destacou ainda que, no mês de novembro, ocorreu o menor número de demissões de 2009. Isso significa, segundo ele, que além das novas contratações está ocorrendo uma estabilidade dos empregados já contratados.

– O mercado interno está bem aquecido. É o melhor novembro da história. A economia brasileira reagiu muito rapidamente (à crise) – disse o ministro do Trabalho.

Lupi também manteve a previsão de criação de 2 milhões de empregos em 2010. No acumulado deste ano até novembro, o saldo líquido de criação de vagas é de 1.410.302.

O ministro contou que muitos empresários o tem procurado para pedir profissionais qualificados. Ele acredita que 2010 será o melhor ano da história do Caged. “Gosto de fazer afirmações para incomodar os pessimistas”, disse.

Para o ministro, o resultado recorde para meses de novembro é reflexo das demissões precipitadas que ocorreram no início do ano, em função da crise financeira internacional. Agora, as empresas estão tendo que contratar novamente para atender ao aumento da demanda.

“Muita gente foi no oba, oba da onda da crise para aumentar a margem de lucro e, agora, está sem estoques”, avalia.

Construção Lupi destacou ainda que as contratações em novembro dos setores de comércio, serviços, indústria de transformação e construção civil foram recordes para meses de novembro.

Ele previu que, no setor da construção civil, as contratações devem continuar em linha ascendente nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, para atender à demanda dentro do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, do governo federal.

O mercado viu nos dados um sinal da força da atividade doméstica após números mais fracos que o esperado do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre, divulgados na semana passada.

– O dado enfatiza que a economia não só retomou sua tendência de alta como o atual ritmo é bastante sólido. Acreditamos que o emprego deverá continuar crescendo nos próximos meses – afirmou Flávio Serrano, economista sênior do BES Investimentos.

Em novembro, a criação de 246.695 postos com carteira assinada foi recorde para o mês


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).