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Comércio na internet: um investimento seguro

70 milhões de usuários navegam na internet no Brasil.

Marcelo Danil

Para as organizadoras do seminário Digital Strategies Summit, realizado em São Paulo, no Museu da Imagem e do Som, não resta dúvida de que o marketing, a publicidade e o comércio na internet são o investimento mais rentável e seguro daqui para a frente. Sandra Turchi, superintendente de marketing da Associação Comercial de São Paulo, e Martha Gabriel, CIO da NMD New Media Developers comandaram uma imersão no mundo web. O evento teve também dois paineis de debates, com a participação de profissionais de mídia eletrônica e marketing.

"Nosso objetivo é passar informações consistentes com a credibilidade das pesquisas do mundo acadêmico e dos profissionais que estão construindo os cases do mercado eletrônico no Brasil", afirmou Sandra. Ela reforçou a ideia de que o seminário não esgotou o assunto, mas serviu para despertar o interesse de quem investe no mercado eletrônico a procurar mais informação ou mesmo se lançar no e-commerce, para quem ainda não estendeu sua loja para a internet.

Quando se falou em atrair o consumidor para o seu comércio ou prestação de serviços na web, o seminário destacou a importância do primeiro passo do investidor nessa mídia, ou seja, estar entre os primeiros nomes que aparecem nos resultados dos sites de pesquisas. De acordo com pesquisas apresentadas, há aproximadamente 70 milhões de usuários que navegam na internet no Brasil, sendo que a expectativa até o fim de 2010 é desse público atingir 97, 5 milhões. Desse total, 84% revelam que utilizam frequentemente sites de busca. Nesse caso, o mais importante para o e-commerce é o conceito dos sites de preços, que expõem ao consumidor um comparativos entre produtos, preços e lojas (físicas ou virtuais). "Quem não é encontrado nos sites de busca não existe", disse Martha Gabriel uma das organizadoras do evento. A executiva afirmou que "os sites de busca são a entidade mais influente hoje na decisão de compra". Entre os hábitos dos "buscadores", Martha citou o de  não irem além da primeira página, confiança total no resultado da busca e, principalmente, procurar apenas entre os 10 primeiros sites relacionados.

A chave para abrir as portas ao comércio eletrônico, portanto, é traçar um plano de marketing de busca com profissionais de tecnologia da informação e marketing. "Tudo começa com a escolha das palavras-chaves que remeterão ao seu site. Depois, as páginas web devem ter conteúdo para atrair o consumidor e converter a busca em venda."


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