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Qualidade ruim é principal motivo para brasileiro não comprar produto pirata

A maioria dos brasileiros não compra produtos piratas e o motivo mais apontado para isso é a qualidade ruim, à frente de ter um prejuízo maior que o benefício financeiro.

Fonte: InfoMoney

 Flávia Furlan Nunes

 A maioria dos brasileiros não compra produtos piratas e o motivo mais apontado para isso é a qualidade ruim, à frente de ter um prejuízo maior que o benefício financeiro.

Em pesquisa realizada pela Fecomércio-RJ (Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro), 54% responderam que não compram produtos piratas. Destes, 45% apontaram a qualidade ruim, 17% apontaram a falta de garantia e 7% citaram o temor de ter um prejuízo maior do que o benefício financeiro, mesma proporção dos que apontaram o prejuízo ao comércio formal.

Por último, 4% disseram que não compram produtos piratas porque temem uma punição. A pesquisa foi realizada em mil domicílios, em um total de 70 cidades de nove regiões metropolitanas, durante o mês de agosto.

Produtos

Os dados ainda mostram que a maior parcela dos brasileiros não compraria de forma alguma equipamentos eletrônicos piratas,produtos apontados por 38% dos entrevistados, de acordo com a tabela abaixo:

ProdutoRespondentes que não consumiriam
Eletrônicos38%
Perfumes29%
Calçados, bolsas ou tênis23%
Óculos23%
DVD21%
CD20%
Roupas18%
Programas de computador15%
Relógios14%
Brinquedos13%
Cigarros11%
Artigos esportivos10%
Aparelho de barbear8%
Isqueiros8%
Canetas6%
Fonte: Fecomércio-RJ

A pesquisa ainda revelou que, dos entrevistados que já compraram um produto pirata, 51% já se decepcionaram com uma aquisição.


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