Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Maioria usa cartão de crédito em viagens; veja alternativas a este meio de pagamento

Dados do Banco Central mostram que 58,8% dos gastos dos brasileiros no exterior são feitos por meio do cartão de crédito, no qual é cobrada a taxa de 2,38% de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), além de juros no caso de saques em dinheiro.

Fonte: InfoMoney

Patricia Alves

Dados do Banco Central mostram que 58,8% dos gastos dos brasileiros no exterior são feitos por meio do cartão de crédito, no qual é cobrada a taxa de 2,38% de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), além de juros no caso de saques em dinheiro.

De acordo com o gerente da mesa de operações da Confidence Câmbio, Felipe Pellegrini, isso acontece, pois as pessoas desconhecem as vantagens das outras formas de pagamento, inclusive com relação à economia.

Alternativas

A falta de conhecimento pode estar ligada também à falta de divulgação. "Falta mostrar que existem outras ferramentas, alternativas ao cartão de crédito, tão boas quanto e mais econômicas", afirma Pellegrini.

A tabela abaixo traz as características e as principais vantagens de dois importantes meios de pagamento no exterior:

Alternativas ao cartão de crédito
Moeda em espécie- IOF: 0,38%

- É aceita em qualquer estabelecimento

- Necessária para serviços essenciais na chegada ao destino, como táxi, por exemplo

- Atualmente já é possível comprar, no Brasil, quase todas as moedas, inclusive as chamadas exóticas (que fogem do euro, dólar e libra, por exemplo). Levar a moeda do país de destino evita a necessidade de se realizar duas operações de câmbio

Cartão pré-pago- IOF: 0,38%

- É seguro

- Pode ser carregado em dólar, euro ou libra

- Câmbio não oscila

- O saque ou a compra é feito(a) na moeda do país de destino

- É possível planejar o carregamento, acompanhando o mercado e aguardando as melhores cotações

"O volume de gastos no exterior por meio de compra direta de moeda estrangeira e cartões pré-pagos tem grande potencial de se expandir, em função da taxa de IOF, que cai significativamente para apenas 0,38%", revela Pellegrini.

Gastos no exterior

Dados da Nota do Setor Externo mostram que os gastos dos brasileiros no exterior em julho, apesar de menores do que os registrados no mesmo período do ano passado, atingiram o maior valor desde setembro de 2008, voltando aos patamares pré-crise.

Segundo os números do Banco Central, os brasileiros deixaram no exterior R$ 1,045 bilhão no sétimo mês do ano. Em setembro de 2008, foi registrado o montante de R$ 1,124 bilhão.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).