Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Serasa: atividade do comércio varejista registra a maior alta anual de 2009

Na análise mensal, o indicador aponta um crescimento de 0,7% no oitavo mês do ano. No acumulado do ano, o crescimento foi de 4,3%.

Fonte: InfoMoney
Tags: comércio

A atividade do comércio varejista nacional cresceu 6,3% em agosto, frente ao mesmo mês do ano passado. Esta é a maior taxa de crescimento anual de 2009, segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, divulgado nesta quarta-feira (3).

Na análise mensal, o indicador aponta um crescimento de 0,7% no oitavo mês do ano. No acumulado do ano, o crescimento foi de 4,3%.

O indicador considera as consultas registradas à base de dados da Serasa Experian de aproximadamente 6 mil empresas comerciais.

Setores

O crescimento anual deve-se, principalmente, aos números do setor de móveis, eletroeletrônicos e informática, que registrou no período um incremento de 13,7%. Tecidos, vestuário, calçados e acessórios também influenciaram nos bons resultados dos últimos 12 meses, com crescimento de 11,7%.

De acordo com analistas da Serasa, o aumento do primeiro segmento deve-se aos impactos positivos da retomada do crédito do consumidor e também pelas isenções tributárias. Já o aumento do setor de Tecidos, vestuário, calçados e acessórios teve um desempenho favorável por conta do inverno e do Dia dos Pais.

Outros setores também apresentaram desempenho positivo em agosto, frente ao mesmo mês do ano passado: veículos, motos e peças (4,5%) e supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (1,1%). Barraram o crescimento do índice os seguintes setores: combustíveis e lubrificantes (-3,2%) e material de construção (-15,4%).

A aceleração da atividade comercial em agosto, frente a julho, foi resultado da alta de 1,4% do setor de combustíveis e lubrificantes. Os setores de construção civil; e móveis e eletroeletrônicos e informática também influenciaram positivamente no resultado, pois registraram crescimentos de 0,8% e 0,7%, respectivamente.

Por outro lado, a queda de 1,9% do setor veículos, motos e peças ajudou a conter a alta do índice. Supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas; e tecidos, vestuário, calçados e acessórios também apresentaram variação negativa em agosto, frente a julho, ainda que pequena, de 0,1%, cada uma.

Acumulado do ano

Passados oito meses de 2009, a atividade do comércio varejista no País acumula alta de 4,3%.

Neste mesmo período, o setor das lojas de móveis, eletroeletrônicos e informática impulsionou o crescimento com alta de 10,1%, seguido pelo segmento de tecidos, vestuários, calçados e acessórios (3%), veículos, motos e peças (2,6%), e hipermercados/supermercados e varejo de alimentos e bebidas (1,2%).

Os segmentos de combustíveis e lubrificantes e material de construção, por sua vez, registraram quedas de 1,7% e de 13,8%, nesta ordem.

Sobre o índice

O indicador do Serasa tem como base o banco de dados da Serasa Experian. A partir da metodologia de cálculo do PIB, apresentada pelo IBGE em 2007, na qual o comércio passou a ser, individualmente, o setor com maior participação na geração do valor adicionado da economia brasileira, respondendo por 11%, a entidade percebeu que é de fundamental importância dispor de mais indicadores, destinados a mensurar a evolução deste setor da atividade econômica do País.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).